Thursday, September 09, 2010

Recordação de Barreiros

Na foto, de 7 de setembro de 1972, eu seguro uma placa, no desfile da Independência, pelo Colégio Agrícola João Coimbra, em Barreiros (PE).
Imagine, hoje, uma cidade com uma ponte submersa, a zona rural sem acesso motorizado, Hospital e Delegacia, destruídos e sem funcionamento. É uma aparição fantasmagórica. Aí, os Sem Terra unem-se aos demais, formando os Sem Nada, e partem pra luta, a pau e foice. Amontoam-se em cima da Rodovia PE-60, como se quisessem atropelar os automóveis, pedindo agilidade no socorro à flagelação municipal.
Quando estudei no Colégio Agrícola João Coimbra, o prefeito era Lívio Tenório e Tim Maia cantava "Azul da cor do Mar". Barreiros cheirava a bagaço de cana e o time da Usina era respeitado. Foi lá que provei bundinha de tanajura, regada a cachaça, pela primeira vez. No Bar da Mocidade, por trás do Colégio Estácio Coimbra, próximo à linha férrea e o cabarezinho da cidade. Desde aquele tempo, os políticos lançavam promessas sobre a população e arengavam pelo poder.
Saudoso abraço!
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

Unknown said...

Nossa esse ai é vocêeeeeee gostaria de ver um pouco mais de perto.

Sosígenes Bittencourt said...

Eu sou o da DIREITA de quem olha para o retrato, e o da ESQUERDA de quem vem marchando. Portanto, não sou o cabeludo, sou o de menos cabelo.

Anonymous said...

Só falta o velho e bom Dr. Galiza!!!

Sosígenes Bittencourt said...

Israel Gomes de Galiza era o diretor do Colégio Agrícola. Eu era escalado para saudar a bandeira aos sábados de manhã, tarefa que cumpria com muito orgulho e bem melhor do que arar a terra e cuidar das galinhas.
Patriótico abraço!