Sunday, May 29, 2011

Aniversário de tia Ricardina



Minha tia Ricardina fez 80 anos. Minha mãe me deu uma camisa de mangas compridas novinha para eu ir à comemoração. Talvez, por influência do zelo materno, fazia tempo que eu não me via tão arrumado. Como é filha de barbeiro, até me fez a barba e o cabelo. Parecia que o aniversariante era eu.

Minha tia Ricardina é uma geminiana, signo alegre, da aurora, primaveril, da infância da vida. Era uma festa de crente, pessoas que falam em Jesus e se comportam feito gente. Reunidos, dá a impressão de que nem tudo está perdido. A primeira parte das homenagens foi um culto na Igreja Evangélica Congregacional, a porta do evangelismo em Vitória de Santo Antão. Lembro-me da redação: "Este templo, fruto da direção de Deus e do poder transcendental da fé, será consagrado no dia 18 de dezembro de 1948."

Com minha tia Ricardina vieram minhas primas, aquelas meninas que povoaram minha infância na Praça 13 de Maio, na composição da família nuclear. Antigamente, as famílias eram mais agrupadas, todo mundo se conhecia e morava pertinho. Todo adulto era pai de todo menino, no cuidado dos mais velhos e na obediência dos menores. Pude observar como o tempo vai nos remodelando e até nos faz mais bonitos. Como mulheres bem vestidas e delicadas são muito mais interessantes. Prova disto são as imagens que ficam na memória e a saudade no coração.

Fraterno abraço!

Sosígenes Bittencourt

4 comments:

silvio de bonança said...

sosigenes há exato 23 anos me tornei membro da Assembléia de Deus e te digo uma coisa com todas as dificuldade da vida sou uma pessoa feliz nunca me senti impedido de continuar sendo amigo das pessoas afinal de conta o evangelho acima de tudo e o poder de deus e salvação para os que crer esta e a expressão do apóstolo são paulo em ]atos. capitulo 1. versículo 18 bem como o evangelho e participação e comunicação só se fala do amor de Deus se comunicando e por esta razão que somos amigos e também sou seu admirador e tenho o maior apreço pelos seus escrito que Deus continue abençoado e longos anos de vida a vossa tia fraterno abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Silvio, no céu deste blog, você é uma estrela.
É por causa desse pessoal da Igreja que o mundo ainda vale a pena ser vivido. Eles nos acenam com um voto de esperança. Dá uma sensação de que nem tudo está perdido.
Glorioso abraço!

Toncá said...

Amigo Sosígenes, aqui do agreste pernambucano, enviamos, eu e D. Terezinha (hoje com 82 anos e convivendo com o Alzheimer ) nossos votos de parabéns, paz e felicidade a D. Ricardina. D. Terezinha, sã estivesse, o faria com alegria. Saudoso abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Obrigado, Toncá. Hugo, alfaiate e cozinheiro, também era amigo desse pessoal. Minha homenagem termina sendo a mais importante porque eterniza quando "internetiza" o momento. Minha tia entra para a história, inserida, para sempre, nos anais de minha revista eletrônica. Receba meus agradecimentos em nome de todos. Vou fuxicar agorinha.
Agrestino e fraterno abraço!