Tuesday, July 12, 2011

Fala, Vitória

MOTOS, MUTILADOS E MORTOS

Correr de motocicleta em Vitória virou esporte radical, roleta russa. É desafiar o destino, pura adrenalina. O que tem de gente estropiada ou engavetada no Cemitério São Sebastião não está no gibi, por causa desse periclitante equilibrismo. O pessoal pilota moto de todo jeito, se imprensando entre os carros, atravessando o sinal, acelerando nas ladeiras, com a caveira cheia de cachaça, zonzo de maconha, doido para aparecer no jornal.

Vitória, topograficamente, parece um funil. A população desce ladeira para se acotovelar no centro da cidade. A Avenida Mariana Amália é proibitiva para menores de 8 anos e maiores de 80. A qualquer momento, reboca-se uma vítima com um samboque arrancado. Os mototaxistas são imprudentes, e os motoristas, indiferentes, na maioria por falta de educação, o mal de todos os males.
Arriscado abraço!
Sosígenes Bittencourt

5 comments:

Anonymous said...

Professor certo dia ouvi um senhor dizer que a diferença entre MOTO e MORTO, era apenas o "R" e ele tinha razão. O problema veicular não está localizado apenas em Vitória, aqui em Jaboatão também estão essas máquinas guidas por alguns loucos suicidas sem sentido e sem razão. Faltam sinalizações e sobram buracos e imprudências. Arrisca-se aquele que, sem conhecer, pega carona ou simplesmente paga para aventurar-se e arriscar-se em cima dessas causadoras de acidentes, muitas vezes fatais. Um abraço não motorizado, Walkíria Araújo.

Sosígenes Bittencourt said...

Indubitavelmente, minha esclarecida e lúcida ledora, as cidades brasileiras, quanto maiores, piores. Faz 20 anos que eu digo: Vitória vai virar uma Jaboatão velha! Ela só não pega Jaboatão, porque Jaboatão dispara na frente.
Mas, o grande dilema é que mototáxi virou meio de sobrevivência. E, como não há lei que proíba essa atividade, todo aventureito lança mão da liberdade de exercê-la. Quer dizer, se um quer carregar, e o outro quer ser carregado, só Deus! Sobretudo, quando um precisa arriscar a vida, e o outro também precisa arriscar.
Periclitante abraço!

sidarta said...

painho se o senhor continuar insistindo em fazer matérias contra moto táxi, eu vou começar a pedir para andar de carro e o custuo benefício vai ser do senhor.

Sosígenes Bittencourt said...

É melhor gastar mais e preservar sua vida, do que economizar e arriscá-la.
Prudente abraço!

Blog Deu o Carai em Vitória said...

Para os motoqueiros ou motociclistas vitorienses, não existem lugares que não sejam possíveis de se passar. Pode ser por dentro de feira-livres, becos que aparentemente não passam nem moscas, vias proibidas, pela esquerda, pela direita, irrompendo por entre os carros - nem sempre com espaço... Enfim, passam por todos os lugares, inclusive por cima de pessoas.