Monday, July 04, 2011

Sobre o "Quiti Ingnoranssa"

O belo está em crise, vivemos a exaltação do feio!
Nós sempre entendemos que o certo era falar corretamente e não erradamente. Por exemplo, dizer coisas do tipo “nós vai”, “a gente fomos”, “eu saí pra fora”, “ele veve sonhando”, etc, sempre foi condenado. Em contrapartida, hoje, ridículo é falar corretamente. Outro dia, um aluno saiu-se com essa: - Professor, o senhor é muito explicativo. Professor, se a gente falar difícil, o povo manga.
Quer dizer, falar corretamente é motivo de mangação, e corrigir o erro virou “preconceito linguístico”. Será que dá para entender, ou estamos embriagados? Pois é. E pasmem. A maluquice é da professora Heloísa Ramos, cuja tese está no livro “Por uma vida melhor”. Ela diz que é defensora da linguagem oral, não está falando da escrita. Putz! E como diabo o menino vai escrever corretamente, se fala errado? Ou será que não tem nada a ver uma coisa com a outra, e eu deva voltar para a Universidade. Vôte! Ainda bem que a procuradora da República Janice Ascari franziu a testa e disse que estavam cometendo um crime contra os nossos jovens. Aliás, salientou que falava como mãe, não do ponto de vista jurídico. Graças a Deus! E o pior é que até quem não sabe onde tem o nariz reprova a novidade. Não quer que o filho vá para a escola aprender coisa errada. Pelo contrário, o errado ele já sabe, quer que ele aprenda o certo. Lógico.
Portanto, cuidado aí, cambada. Se a ideia prosperar, você pode ir parar numa delegacia, porque consertou um erro do seu semelhante.
- Seu delegado, esse cara disse que eu estava falando errado!
- E você estava?
- Sim, ele acertou, eu estava.
- Então, está caracterizado o crime. Ponham-no atrás das grades!
Tem jeito?
Sosígenes Bittencourt

6 comments:

Blog Deu o Carai em Vitória said...

Ver também: Marcos Bagno, e o seu livro "Preconceito Linguístico." E Sírio Possenti, e o seu livro "Por que (Não) Ensinar Gramática na Escola"

Sosígenes Bittencourt said...

Acho lindo você respeitar as limitações do seu semelhante. Bolinar defeitos não melhora ninguém, mas como melhorá-los, como ajudá-los a se libertar de suas limitações sem abordar suas deficiências? Educar não é zombar. Educar é uma competência social.
Competente abraço!

silvio felix said...

e o fim do mundo se o certo e errado e o errado e certo se comento erro e porque não sei e me sinto feliz ao ser corrigido eu me enquadro no grupo que sempre estar aprendendo alfabetizado abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Sem humildade, é difícil reconhecer limites, direcionar a dúvida para o saber.
Filosófico abraço!

Doraci said...

Professor, realmente, o belo está em crise.
Lastimável abraço!

Sosígenes Bittencourt said...

Oh! minha a(DORA)bilíssima Dora! Levaram as meninas do meu tempo, usaram-nas, abandonaram-nas, e eu fiquei só observando o ir e vir das beldades do meu tempo. Algumas faleceram. E eu, que morri tantas vezes, permaneço vivo, para exaltá-las, amar em sonho.
aDORÁvel abraço!