Monday, September 19, 2011

Sem plano pras mangas

Há dois profissionais que deveriam ser bem remunerados: o professor e o médico. O professor, porque educa; o médico, porque salva. O professor forma o médico, e o médico salva o resto. O médico parece um intermediário entre Deus e a criatura. Sem médico, você pode morrer de uma cólica, de um pigarro, de uma dor de cotovelo. No entanto, quem ganha dinheiro é político e jogador de futebol. Político, porque pega no dinheiro do povo e compra o próprio povo. Jogador de futebol, porque o povo troca o pão pelo circo. Para ser político, basta querer, nem precisa ser bom da bola. Para ser jogador de futebol é preciso saber lidar com a bola, nem precisa ter juízo. Médico em greve é consequência de incompatibilidade entre trabalho qualificado e exaustivo, extrema responsabilidade e ninharia salarial. Não é brincadeira um médico ganhar o que ganha para trabalhar 24 horas por dia, e um jogador ensacar uma fortuma para correr atrás de bola duas vezes por semana. A categoria vai ficando revoltada, meu Deus. Jogador toma salva de palmas e fogos de artifício. O médico, quando salva, o paciente quer mais esquecer. Ninguém quer ir a médico, quer ir ao jogo. Por isso, os esculápios se sentem esculachados. Terminam tirando o jaleco e cruzando os braços. Desobedecem o Juramento de Hipócrates de Cós. Depois, esses Planos de Saúde arrecadam, arrecadam e sofrem de má vontade. Querem tratar médico como balconista de loja. Vá ver que tem nababo surfando sobre a grana, e o médico sem plano pras mangas.

Irremediável abraço!

Sosígenes Bittencourt

7 comments:

Anonymous said...

Vício.
Sosígenes,
Estou viciada em você, desculpe, viciada em seu blog.
01:54h, preciso dormir...
Amanhã tenho um dia cheio, quero dizer, daqui a pouco, terei o dia cheio.
Abraço Saudoso

Sosígenes Bittencourt said...

"viciada" foi ótimo! Eu também tenho bons vícios, ou vícios salutares, se os há na nomenclatura. Talvez, você seja uma daquelas boas amostras do gênero feminino que me acordam sem nada dizer. Ando à procura de um "talvez", e talvez você seja o meu onde.
Giocondesco abraço!

sosifrag@hotmail.com said...

Deixe um comentário.

Egídio Poeta said...

Olá filósofo vitoriense! Filósofo,
Professor, comentarista, jornalista, palestrista, satirizador e poeta. Tudo isso de forma humorista e, mais que tudo, realista. Quem observa pensa, e quem pensa não só existe, mas também ensina a existir pensando.
Um pensante abraço de egidiopoeta.

Egídio Poeta said...

Esse negocio de "manga" é um daqueles negócios da lingua, que só bom negociador sabe negociar. Um bom gozador "manga" de Nós.O jaleco do médico tem "manga" a fruta "manga" é por demais deliciosa, de muitos "panos pra manga" eu já tinha ouvido falar. Agora outra novidade; vem aí "Plano sem mangas" Só mesmo um magaeiro pra entender de mangas assim. será que eu me perdi no meio de tantas mangas?

sidarta said...

apoio totalmente sua opinião e principalmente a do professor ser bem remunerado,pois sem ele nenhuma profissão seria possível.

Sosígenes Bittencourt said...

É isso aí, pessoal, professor e médico são de fundamental importância à Educação e à Saúde, pilares básicos do desenvolvimento de qualquer nação. Obrigado pelos comentários, por saírem do anfiteatro para o palco do meu blog. Aqui, vocês são personagens de minha peça literária, são estrelas no céu de minha revista eletrônica.
Brilhante abraço!