Tuesday, February 11, 2014

Incendiários, Bombeiros e Arruaceiros



Nós nascemos incendiários e morremos bombeiros. É a idade.
Pena que jovens INCENDIÁRIOS que representam a insatisfação popular e clamam, legítima e democraticamente, por direitos, tenham que recuar de seus movimentos por causa de baderneiros. Baderneiros, como o que assassinou o cinegrafista Santiago Andrade, obrigando muitos jovens INCENDIÁRIOS de boa índole a desistir de empunhar suas bandeiras de protesto.
São os arruaceiros. Arruaceiro é aquele que não sabe o que fazer com o ódio que sente, não está destituído da razão, mas não contém a emoção. É arengar com a esposa e demitir a empregada doméstica. É levar um chapéu de bode e matar o cachorrinho. O arruaceiro não poderia estar em liberdade exatamente porque pode matar inocente, porque representa um risco de morte para todos que cruzarem seu caminho, quer um desordeiro, ou um santo. Dar soco em bandido nunca serviu de medicamento para a bandidagem. Bandido não foi feito para levar soco, nem será curado com soco, bandido deve ser recolhido, privado da liberdade de andar por entre a gente, não pode viver com quem tem algo a fazer e alguém para amar.
Sosígenes Bittencourt

1 comment:

Sosígenes Bittencourt said...

REBELDIA é reação a AUTORIDADE. Faz parte da natureza humana. O ser humano, quando não reclama por necessidade, reclama por ambição. O ápice da rebeldia é o suicídio. Autoridade não é o poder de DAR ORDEM, é o poder de CONVENCER. Autoridade é RESPONSABILIDADE, é prova de amor, dá trabalho. O contrário é relaxamento, desleixo. Quem reivindica direitos, não pode comprometer o direito de reivindicar. Quem sabe protestar, clamar por direitos, aprendeu a CONVENCER. Muito do que acontece é má influência, como explicava Niccolo Maquiavel (1469-1527): O mau exemplo dos governos termina sendo imitado pelos seus governados.