Saturday, April 23, 2016

ASSEJUR TRAZ EXAME DE PRÓSTATA PARA VITÓRIA

Moradores de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, a 50 quilômetros do Recife, vão ter acesso a exames de próstata de graça. Uma unidade móvel do Sesi vem a cidade, em parceria com o Projeto Assejur Mais Saúde, da Associação do Setor Jurídico (Assejur). Seiscentos homens serão atendidos com ultrassom da próstata durante quatro dias.
Os atendimentos serão sempre a partir das 8h da manhã, nos dias 25, 26, 27 e 28 na quadra do Colégio Projeção – Rua Demócrito Cavalcanti, no bairro do Livramento. A cada dia 150 homens serão atendidos. Quando algo suspeito aparecer no exame de ultrassom, os homens são automaticamente levados a fazer um exame de sangue complementar, chamado de PSA, que ajuda no diagnóstico.
A iniciativa é da Assejur, de acordo com a dirigente da Associação, a advogada Thais Xavier, desde 2013 são desenvolvidas ações de combate ao câncer. No início deste ano cerca de 600 mulheres puderam fazer mamografias, em uma unidade móvel itinerante que percorreu alguns bairros da cidade.
“A Assejur tem atuação voltada, principalmente, para a cidadania, assistência social e jurídica. Mas diante da grave situação em que se encontra a saúde pública no país, nos engajamos na busca de iniciativa que promovessem a prevenção, são ações que acontecem desde 2013” explicou Xavier.
Para o Sesi, o investimento em ações preventivas de saúde é uma forma de evitar que o trabalhador adoeça de forma mais frequente. "No caso desta ação, o objetivo é diagnosticar a doença no estágio inicial, em que as chances de cura são maiores. A atenção à saúde do trabalhador é compromisso do SESI/PE", diz o diretor regional da entidade, Jorge Côrte Real.
Os resultados dos exames vão vir para Vitória e serão entregues de forma sistêmica e individualmente a cada pessoa que passar pelo exame.
A ASSEJUR é uma associação civil sem fins econômicos fundada em 2010. Ela tem entre os seus associados psicólogos, assistentes sociais e advogados que prestam serviços gratuitos aos moradores de Vitória de Santo Antão. O programa “+Saúde” da Assejur se propõe a disseminar fortemente a informações sobre a prevenção das diversas formas do câncer, principalmente de próstata e mama.  
SERVIÇO:
Exames de próstata gratuitos em Vitória de Santo Antão
Onde: Quadro do Colégio Projeção – Rua Demócrito Cavalcanti – Livramento
Quando: 25, 26, 27 e 28 de abril a partir das 8h
Realização: Sesi e Assejur


No comments: