Thursday, December 07, 2006

Erro no Céu










No dia 29 de setembro, um Boeing da Gol viajava de Manaus para o Rio de Janeiro. Poucos antes de chegar a Brasília, onde faria escala, se chocou com um jato Legacy.
O Boeing trafegava a 37.000 pés de altitude (ou 370, no jargão da aviação). O Legacy viajava de São José dos Campos (SP) para os Estados Unidos e deveria estar a 36.000 pés (ou 360) sobre Brasília.
Em razão de uma seqüência de falhas, o Legacy estava a 37.000 pés, como o Boeing. As duas aeronaves bateram no ar ao norte de Brasília. A queda do Boeing matou 154 pessoas. O Legacy fez um pouso forçado.
Os pilotos do Legacy e os controladores de vôo tentaram se comunicar diversas vezes, sem sucesso. A Aeronáutica investiga se as seguintes falhas causaram o acidente:
a) Um equipamento de comunicação do Legacy, chamado Transponder (sistema anticolisão), não funcionou. Estava desligado ou quebrado?
b) Houve falha de comunicação entre o Legacy e os controladores de vôo de Brasília? Por quê? Os pilotos voavam sobre uma região onde o rádio não funciona (“zona cega”)? Ou os controladores não entenderam o que os pilotos disseram?
c) Os pilotos do Legacy não cumpriram o plano de vôo por descuido?

(Comentário: sosigenesbittencourt@hotmail.com)

No comments: