Sunday, December 31, 2006

Morre Saddam Hussein


Saddam Hussein
(1937-2006)









Saddam Hussein nasceu em 28 de abril de 1937, em Tikrit (160 km de Bagdá). Filho de camponeses, seu pai morreu antes de seu nascimento. Formou-se em direito na Universidade do Cairo (Egito) e envolveu-se com a política desde cedo, filiando-se ao Partido Baath (nacionalista e socialista), além de tornar-se integrante de um clã cada vez mais influente no Exército.

O ditador iraquiano Saddam Hussein, 69, morreu enforcado por volta das 6h da manhã de sábado, 30 de dezembro, (1h da manhã em Brasília), na Zona Verde de Bagdá, região fortemente protegida da capital iraquiana em cumprimento à sentença determinada pela Justiça daquele país em 5 de novembro.
A condenação foi dada a Saddam por sua participação nos assassinatos de 148 xiitas da cidade de Dujail depois do fracasso de um complô para matá-lo em 1982, assim como na tortura e a deportação de centenas de moradores de Dujail.
Saddam Hussein foi ditador no Iraque de 1979 a 2003, quando os Estados Unidos invadiram o país e depuseram-no.


Morte por Enforcamento

A despeito das considerações políticas acerca da condenação de Saddam Hussein, há quem veja a execução por enforcamento como uma técnica medieval.
Se a corda for longa e permitir a queda do corpo, pode ocorrer uma ruptura das vértebras cervicais, e a seção da medula espinhal, que provoca a parada da função respiratória e, assim, uma morte rápida. No entanto, caso as vértebras cervicais não se rompam (pelo uso de uma corda curta), o condenado morre por asfixia causada pelo laço, tanto por obstrução respiratória quanto pela obstrução das veias jugulares e das artérias carótidas, o que acarretará na morte cerebral por falta de oxigênio. Segundo o médico forense consultado pela emissora americana, isso pode acontecer em até três minutos. O coração do condenado pode continuar batendo por cerca de dez minutos.
Muitas vezes esse método era considerado, na Idade Média, como uma "morte suja", pois podia ocorrer o relaxamento dos esfíncteres e a liberação de fezes, urina e até de sêmen. Antigamente, a "morte suja" era considerada ofensiva à moral do condenado e também de sua família.

(Comentário: sosigenesbittencourt@hotmail.com)

2 comments:

Bloco Acorda Corno said...

Feliz Ano Novo Professor é o que deseja toda direção do Bloco Acorda Corno, acesse o nosso Blog,
http://www.acordacorno.blogspot.com

e o Blog do Carnaval de Vitória
http://www.carnavaldevitoria.blogspot.com

Feliz 2007

Sosígenes Bittencourt said...

Fico feliz por haverem descoberto o meu Blog, ou seja, o Blog da microrrevista Fragmentos. Sou morador do Cajá e solteiro, portanto não há nenhuma inconveniência em acompanhar o Acorda Corno. Solteiros não levam "galha", tomam "capote". Aguardem postagens sobre o Carnaval aqui no Blog. Aconselhem-no, visitem, façam comentários e, obviamente, obterão resposta. Aquele abraço!