Monday, July 23, 2007

Morte de Sósthenes



* 12/02/1945

+ 23/07/2007





Morre nesta manhã fria de julho, o meu primo Sósthenes Bittencourt. Durante quantas manhãs frias como esta, eu o vi, sorridente e sonhador, como um exagerado amante dos prazeres da vida. Bebia e fumava, preso às amarras do vício, como quem celebrava a existência, menosprezando a morte.

A morte de estranhos pode nos consternar, mas a morte de conhecidos nos faz recordar. Imaginamos o seu semblante, parecendo ouvir sua voz. Conheci-o na residência de minha avó Celina, na rua do Colégio das Freiras, em Vitória de Santo Antão. Ali, ao aroma da flor dos coqueirais, à Hora do Ângelus, ensaiei meus primeiros cigarros. Nas viagens dominicais a Caruaru, bebi minhas primeiras cervejas em sua companhia. A compulsão quase metafísica por mulher urdia sua vereda. Dá-nos a impressão de que morreu de viver, na inebriante dedução de que o amor pela vida é o contrário do amor por uma longa vida. Em última análise, todos somos condenados à Indesejada das Gentes, como no dizer do poeta da Rua da União. Miguel Torga dizia que “nós somos cadáveres adiados.” A meu ver, há duas coisas incompreensíveis na vida: nascer sem pedir e morrer sem querer. Talvez, por isso, devamos pensar no lado invisível da vida; afinal, não levaremos nada de tudo que enxergamos na vida. Muda o homem de habitat cósmico, encanta-se, e sobrevive imaterialmente em memória. Já não o escutamos direito, mas ainda relembramos sua voz; não ouvimos os seus passos, mas conhecemos os seus antigos caminhos; já não podemos dialogar, mas relembramos seus procedimentos; não o vemos entre nós, mas seus pertences nos animam a memória.
Até mais, Tuca. Recomenda-nos a teus pais. Em breve, estaremos juntos, noutra esfera, a saber dos segredos só a ti revelado.
Vitória de Santo Antão, PE – 23/07/2007
Sosígenes Bittencourt


3 comments:

Anonymous said...

Faz tempo que não posto comentários no blog; estou sem internet em casa.

Anonymous said...

Sinto muito a partida do amigo,mas saibam todos que ele se encontra em um ótimo lugar,pois em vida foi um ótima pessoa.

Anonymous said...

Gostaria de tê-lo dito que eras um amigo e tanto,enquanto vivo,pena que fostes repentinamente aos braços do pai,mas onde estiveres ficas em paz.