Saturday, June 07, 2008

Estudando Português

A vírgula não foi feita pra humilhar ninguém. Mas compromete reputações.
Ajude-me a manter o nome limpo. Diga se a pontuação desta frase respeita a honra do meu pai:
A mentira é como carvão, quando não queima, suja.
O período tem duas orações.
Uma: a mentira é como carvão.

A outra: quando não queima, suja.
A segunda explica a primeira.
O ideal, aí, é o ponto ou os dois-pontos:
A mentira é como carvão. Quando não queima, suja.
A mentira é como carvão: quando não queima, suja.

3 comments:

Unknown said...

A mentia é como carvão: quando não queima, suja. Quero aprende com você estou certa ou estou errada?

Sosígenes Bittencourt said...

Atenção. Os exemplos abaixo não consideram o da pergunta errado, apenas são mais apropriados.

Unknown said...

Eu também quero aprender...
Sosígenes, poste uma aula sobre o ponto e vírgula.

Fique com DEUS!