Sunday, June 15, 2008

INCRA e INCRível revelação



Números do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) mostram que estrangeiros são donos de mais de 3,8 milhões de hectares de terra no Brasil.
Os números revelados pelo INCRA depõem contra o próprio INCRA. É INCRível! Sem Reforma Agrária, a Colonização é estrangeira.
O Brasil tem duas questões de amor-próprio: Ganhar Copa do Mundo e tomar conta da Amazônia. Se não o faz, outros males não me estranha.
O que fazem nossas Forças Armadas, além de escovar botina e praticar exercício físico? Pelo que me consta, Exército, Marinha e Aeronáutica são para preservar a soberania nacional. Se nossos flancos estão vulneráveis à sanha rapace da pirataria internacional, perdemos, gradativamente, uma batalha sem oferecer resistência, sem cumprir nosso papel.
Segundo resume um brocardo popular, 'estamos entregando o ouro ao bandido'. Datenianamente falando, estou certo, ou eu estou errado?
Sem querer ser engraçadinho, ou ironizar com a desgraça, mas é óbvio que ninguém faz reforma para dar o que é seu. Se a Reforma Agrária deve ser feita por uma classe que tem terras a perder de vista, claro que não sairá da mera boa intenção. Alguém já viu Reforma Agrária feita por sem-terra? Apenas, é bom frisar que este é o milênio da solidariedade. Ou seremos soli(D)ários, ou seremos soli(T)ários. A legião de miseráveis que nos ronda está nos enclausurando. É preciso "rurbanizar" o país, ou seja, estimular as agrovilas para desobstruir os centros urbanos, aplacar o "instinto de colméia", que faz a população se ensardinhar nas cidades. Seria o efeito inverso do êxodo rural, a reedição do "fugere urbem" que simbolizou a atitude bucólica dos poetas árcades, a fuga da agitação das cidades para a serenidade campestre e pastoril.
Sosígenes Bittencourt

No comments: