Thursday, June 05, 2008

Fala, Vitória


Aglomeração e violência
A população de Vitória está sendo movida pelo "instinto de colméia" que leva a humanidade a se ensardinhar no centro das cidades. É fenômeno visto em todo o mundo e que naturalmente traça perspectivas sombrias para o futuro.
(A culpa de vendedores ambulantes nas calçadas não é deste nem daquele político de plantão, mas de todos. Dos que concederam os espaços e dos que preservam, porque temem a impopularidade.)
As pessoas temem ficar sozinhas, porque sentem solidão. Esquecem que podem estar solitárias na multidão. Por isso, abrem a porta e danam-se para o comércio. Vejo pessoas que vão para o centro da cidade coçar as intimidades e meter o pau na vida alheia; esculhambar com os políticos e arengar por causa de futebol e a história de Jesus.
Faz 20 anos que venho dizendo: Vitória vai virar uma Jaboatão... Vitória vai virar uma Jaboatão... Não deu outra. Antigamente, quando a polícia dedetizava os ratos em Recife, os sobreviventes corriam para Jaboatão; hoje, correm para Vitória de Santo Antão. Afora, os que já se criam aqui. A interiorização da violência é fenômeno que vem na esteira do tráfico de drogas, porque a educação em geral está uma droga. Costumo dizer que, nos meus idos, menino não portava arma de fogo, não pitava "cannabis sativa" nem namorava nu. Hoje, parece o samba do crioulo doido, agora animado pelo poema "Chupa que é de uva". Uma desgraça!
Sosígenes Bittencourt

5 comments:

Anonymous said...

"(...) animado pelo poema 'Chupa que é de uva.'(...)", isso realmente foi ilário.

Sosígenes Bittencourt said...

Essa minha insinuação é a para dizer que já não se fazem poetas como antigamente. Na minha concepção, esse expediente no ouvido das crianças é estimulação precoce da sexualidade e porta aberta para a pedofilia.

Unknown said...

Outro dia estava comentando sobre esses ambulantes que tomam conta das calçadas, e os pedestres ficam sem espaço para trafega, a úmica opção é anda no meio da rua. Em risco de ser atropelado e quando encontra com os amigos ficam de converssa no pouco expaço que tem o jeito é anda na rua mesmo.

Unknown said...

Pois é nossa cidade está entregue as baratas, não tem político que dê jeito na violência da nossa cidade sô promessa.

Sosígenes Bittencourt said...

Toda essa arenga entre eles (os políticos) é pelo poder, a despeito de estarem defendendo o povo. Eles falam a verdade uns dos outros e mentem em relação a si mesmos.