Wednesday, June 25, 2008

Forró moderno? Então tome xote


José Teles

Tudo bem que as bandas de fuleiragem music tiraram a autenticidade da grande maioria dos arraiais juninos Nordeste afora. Mas não é apenas por causa das bandas que o forró vai mal. Com uma ou outra exceção, forró está resumindo-se a xote romântico. Quase não se faz mais rojões, xaxados, baiões e outros ritmos que se abrigam no coletivo forró.
Nada contra forró que fale de amor. Luiz Gonzaga cantou tanto o amor quanto as coisas do Sertão, mas quantos xotes românticos de hoje se comparam a Que nem Jiló, ou Tenho Sede (de Anastácia e Dominguinhos?)
Eu vinha ontem num táxi, o rádio do carro cantava Gonzaga: “Neste coco polícia não tem vez/se acaba no pau quem falar em xadrez”, e lembrei de outra coisa que o forró perdeu: o lúdico, o bom-humor. Chato, isto.

2 comments:

Unknown said...

Na vespers de São joão fui a duque de caxias com unas amigas pensando em dasar um xote, tive a maior decepção fui obrigada a escuta Chupa Que É De Uva, quase que choro diferente da serra negra que só tocava Forró Pé De Serra.Ja não se faz mais São João como antigamente do tempo do Xote,do Xaxado.

Sosígenes Bittencourt said...

É que "Chupa que é de uva" não é música é sexo oral.