Monday, October 26, 2009

Estudando Português

Estava lendo jornais, de madrugada, para recortar matérias e arquivar em meu histórico Acervo de Assuntos, quando me deparei com uma frase numa crônica de Flávia de Gusmão, intitulada A Grande Arte da Sabotagem. Ela dizia "O exercício da autossabotagem transforma nossa autoestima em pó..." É óbvio que, lendo com atenção na forma e no conteúdo, matutei sobre dois casos registrados no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), publicado pela Academia Brasileira de Letras em março de 2009.
Eram exemplos: autoSSabotagem e autOEstima. Portanto, olho na regra, concurseiros, vestibulandos, profissionais liberais e demais animais racionais.
1) Se o prefixo terminar por vogal e a outra palavra começar por R ou S, dobram-se essas letras. Exemplos:
mini + saia = miniSSaia
ultra + som = ultraSSom
anti + racismo = antiRRacismo
semi + reta = semiRReta
Portanto: auto + sabotagem = autoSSabotagem
2) Não se usa o hífen se o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra. Exemplos:
auto + escola = autOEscola
super + sônico = supeRSônico
agro + industrial = agrOIndustrial
semi + círculo = semICírculo
Portanto: auto + estima = autOEstima

Quem se debruça sobre um texto, sem se concentrar na forma e no conteúdo, pensa que está lendo, mas na verdade está soletrando.

Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Rondando o Orkut

Nada melhor, para começar a semana, espantar a melancolia da segunda-feira da forma mais descontraída, do que esta postagem que encontrei, rondando o Orkut neste final de semana. Vê só:
VC NÃO É A REDE GLOBO
mas tem 99% da minha audiência
VC NÃO É PIZZA
mas é massa ...
VC NÃO É PALITO
mas é gente fina
VC NÃO É O PROGRAMA DO GUGU
mas é legal
VC NÃO É PROMOÇÃO
mas é um barato
VC NÃO É REVISTA
mas estou Contigo
VC NÃO É BRAHMA
mas é número 1
ENFIM, MEU CARINHO POR VC NÃO É A "TIM"
mas é sem fronteira!!!!
Acredite se quiser.

Friday, October 23, 2009

A Vida Depende do Seu Voto

Está em curso uma estratégia internacional para legalizar o aborto no mundo, dentro da qual o Brasil é alvo prioritário, por ser um mercado financeiramente promissor para as indústrias do aborto, pesquisas com seres humanos vivos, etc.
Com este pensamento, está tramitando no Congresso Nacional, para ser votado pelos nossos Deputados e Senadores, a PL. 1.135/91, cuja ideia é autorizar o assassinato de crianças ainda na barriga da mãe até o nono mês.
O Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, preocupado com a tramitação da PL. 1.135/91, lança em Pernambuco, através do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida ( CPV-PE), a campanha permanente: A Vida Depende do Seu Voto.
É uma campanha suprapartidária.
Procure saber o que pensam seus candidatos sobre este assunto e escolha aquele que tenha compromisso com o maior de todos os direitos do ser humano: A Vida.
Por seu um dom de Deus, a Vida pede respeito.

Thursday, October 22, 2009

Retrospectiva

No silêncio dos motéis, multiplicam-se as sementes do aborto.
Na cidade, todo dia, dorme um homem sadio e acorda candidato a vereador.
Os estudantes do vestibular sempre acharam Drummond “uma pedra no meio do caminho”.
A televisão não ensina a pescar, ensina a desejar o peixe.
A Demagogia é o governo do governo, pelo governo, para o governo.
Tomou um choque, agarrado na conta da luz.
(Setembro - 1987)
O presidente, por ocasião do desfile, foi aplaudido com a boca.
O Brasil deverá ser campeão olímpico em arremesso de empregado ao olho da rua.
A ideia de que fumar é prejudicial à saúde deve ser intragável para o fumante inveterado.
Não sou candidato a vereador, sou candidato a eleitor.
(Setembro - 1988)
Sosígenes Bittencourt

Fala, Vitória


CINQUENTENÁRIO DO VERA CRUZ
No dia 3 de fevereiro de 2010, o Vera Cruz Futebol Clube completará os seus 50 anos de fundação. E, para comemorar a data, a diretoria do Clube prepara um grande carnaval fora de época, no dia 31 de outubro, para homenagear o mais novo “cinquentão” da Vitória de Santo Antão.
Como tradição de prestigiar os grandes valores da terra, Pierre e Banda farão a animação da grande festa que promete entrar para a história da Terra das Tabocas.
Para o torcedor do Vera Cruz que quer prestigiar o evento a diretoria informa que os kits custarão R$ 20 e serão comercializados nas lojas do comércio vitoriense dentro em breve.
O carnaval do Vera Cruz terá a sua concentração na Praça do Livramento, a partir das 20h.

Por: Melicio Oliveira

Tuesday, October 20, 2009

Macacos me mordam

Macacos me mordam se eu não vi esse filme antes. Traficantes pintando miséria no Rio de Janeiro. Datena é que estava escandalizado, na televisão, perguntando pelo dinheiro da Segurança Pública. A resposta é simples: o gato comeu. Quer dizer, o rato. Porque o jornalista dizia que os políticos haviam passado a mão no dinheiro do povo. Uma senhora, coitada, em pânico, dizia que tinha até vontade de ir embora do Rio. Também, não é para menos, os narcotraficantes derrubaram helicóptero, mataram policiais e moradores inocentes, incendiaram ônibus, deram toque de recolher e foram dormir. Até tomaram café, escovaram os dentes e desligaram os celulares para não serem incomodados. Diz que oferecem aos “morradores” melhor assistência do que o Estado. Lá tem bolsa-família, sopão, dentista e auxílio-funeral. O ruim é que tem julgamento a céu aberto, execução e sepultamento com ameaça. Também não é bom viver desconfiado que nem menino obrado, entre policiais e traficantes, sem saber de onde virá o tiro. As autoridades concedem entrevistas ameaçando mudar o panorama na base da força, mas ninguém acredita. Pensa que é conversa mole pra boi dormir. E a macacada fica com medo, no Morro dos Macacos e demais viveiros cariocas, pagando impostos e tratados como animais pelos irracionais. Chega a ser tragicômico. Eu chega rio.
Sosígenes Bittencourt

Monday, October 19, 2009

As Sereias e os Sonhos

Para aqueles que acham que futebol é negócio pra homem, ninguém melhor do que a jogadora Marta, com a autoridade que tem como goleadora, abanando a bola no focinho dos machistas e dizendo que futebol também é coisa de mulher. Ai de nós, habitantes do “País do Futebol”, não fossem as meninas nesse final de semana. Depois que nossa Seleção Sub-20 perdeu nos pênaltis para os africanos de Ghana, só a gana das bailarinas da Vila, enfiando 9 a 0 nas paraguaias da Universidad Autónoma, para nos resgatar do pesadelo e aliviar o coração.
Costumo dizer que se desaparecessem todas as mulheres do mundo, eu mandaria dar baixa na minha Carteira Profissional. Não iria trabalhar para sustentar um solitário como eu. Pois bem... As Sereias da Vila me tiraram da solidão. Conheço uma reflexão que diz que amar é chamar o outro para fora de sua solidão.
Por incrível que possa parecer, acho mulher jogando bola a coisa mais sensual. É tudo de bom. O drible, o requebro, a malemolência, a leveza, o gol, tudo ganha uma emoção diferente, um frescor, uma carícia, como se naquele instante a mulher estivesse a nos salvar, a nos devolver a capacidade de sonhar.
Aprendi, com o tempo, a gostar de mulher fazendo tudo. Por exemplo, achei emocionante aquelas meninas trabalhando no Corpo de Bombeiros, embora fardadas, de revólver no coldre e apagando incêndio. Elas dão um toque diferente na Corporação. Parece que estamos vivendo um romance, uma ficção, um sonho dentro da realidade.
Portanto, nada melhor para celebrar, no Dia dos Comerciários, do que a vitória das Sereias da Vila, depois das tragédias que os homens protagonizaram, perdendo de Ghana, na África do Sul, e derrubando helicóptero, a bala, no Rio de Janeiro.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Friday, October 16, 2009

Fala, Vitória

Eis uma excelente opção para os amantes da noite, às sextas-feiras, em Vitória de Santo Antão. O show de MPB ao vivo e em videoclips, com Exposições Artísticas no Restaurante e Churrascaria Gamela de Ouro. O Projeto é uma invenção da criativa e excepcional comunicadora de mídia, a gravataense Aninha Marques. Aninha tem programa, todas as manhãs, na Rádio Tabocas FM e é patrocinadora da exposição de Quadro de Frases deste blog, a ciber-revista Fragmentos.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, October 14, 2009

Pedofilia Feminina

Ninguém fala em pedofilia feminina. Todo dia, vemos um macho garroteado para o xadrez, a bordo de camburão, por ter abusado de criança. Inclusive, tendo a Polícia um papel preponderante em evitar o linchamento do pedófilo. No entanto, não vemos a mesma atitude em relação a mulheres que abusam sexualmente de crianças. Evidentemente que há casos em toda parte, mas a sociedade parece encarar o abuso sexual praticado por mulher de maneira diferente. Aliás, desde antigamente, existem pais que se gabam de haverem levado seus filhos para tirar o “queijo” na Zona de Baixo Meretrício. Nem respeitam a Psicologia. Crianças dos sexo masculino, abusadas por mulheres, podem reagir de maneira adversa à esperada por seus vaidosos pais. Já vi inúmeras mulheres confessarem que mudaram para lésbicas, depois de terem sido maltratadas por homens. E por que isso não pode acontecer com uma criança do sexo masculino? O tiro sair pela culatra? Talvez, a sociedade esteja focando o lado meramente físico do contato, deduzindo que no caso do abuso sexual feminino não haja estupro e, por isso, não se caracterize a violência. E até ache bonitinho um meninão namorando com a professora, um futuro garanhão, um baita sedutor.
O que me fez matutar sobre essa polêmica foi uma reflexão do artista plástico Francisco Brennand, publicada em abril de 2004, quando diz que “O auge da beleza na mulher se dá entre os 15 e 20 anos. Não sou freudiano, mas depois dessa idade elas perdem um certo frescor e alegria que a virgem tem.” Contudo - convém lembrar - quando a mulher sai da adolescência, o frescor que se vai pode ser substituído pela frescura da idade adulta. Conheço balzaquianas que não podem ver um fedelho. E aqui me lembro do sociólogo Gilberto Freire quando afirmava que o brasileiro tem dois padrões de moral, um para atacar e outro para se defender. Costumo dizer que o brasileiro é a favor da Pena de Morte para os outros, e do Topless na mulher dos outros. O grande equívoco é imaginar que o menino abusado não sofrerá as mesmas consequências que uma menina sexualmente abusada.
Sosígenes Bittencourt

Elucubração

Observem o que li, de madrugadinha, para dividir com vocês o prazer da leitura.

"Meus filhos não bebem nem fumam. Às vezes, eu brinco com o meu menor, falo para ele dar um tapa na cerveja. Sem chance. O mais velho é a mesma coisa. Eles são muito estudiosos. Tiram de 8,5 para cima. E eu estou sempre cobrando um bom desempenho deles."
Zeca Pagodinho (VEJA-24/03/2004)

"Os seres humanos sabem que vão morrer. Têm plena consciência disso. E no entanto vão tocando como se não tivessem um encontro marcado com a morte - e se vestem, calçam-se, vão ao banco, compram o jornal. Chegam a dizer "até amanhã" quando amanhã não há."
Roberto Pompeu de Toledo (VEJA-24/03/2004)
Sosígenes Bittencourt

Sunday, October 11, 2009

Festa do Abacaxi e abacaxi

Confesso que tive vontade de ir dar uma olhadinha na Festa do Abacaxi, que está acontecendo ali na cidade de Pombos, no rodapé da Serra das Russas. Até fiquei em casa, durante a tarde, para estar mais disposto à noitinha. Sou noctívago de nascença. Todavia, soube que a festa de rua anda lotada, de não caber um palito de picolé e ninguém poder se coçar. Tem gente de toda cor e tamanho, e de toda cidade circunvizinha.
Embalados pela ‘fuleiragem music’, a meninada está enchendo a caveira de cachaça e dando trabalho à Polícia. Diz que havia uma tulha de bagunceiros em decúbito dorsal, para serem encaminhados à Delegacia local. Chuparam abacaxi com aguardente e fizeram confusão. Bêbado, você sabe, só faz o que não presta. Uns arengam por causa de besteira, um cotoco de cigarro, um tostão, mulher sem vergonha, homem relaxado. Outros ficam enxeridos, se amostrando, cobiçando a mulher do próximo, querendo afanar o alheio. Alguns se esquecem que o dinheiro acabou e querem beber, fazer fiado na marra. Em resumo, tive medo de ter que dar uma carreira, já na casa dos cinquenta, sem essa bola toda. Contudo, aos que comemoram o abacaxi, que São João dos Pombos os protejam de confusão, e que reine a união.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Saturday, October 10, 2009

Dirimindo dúvidas

Quando digo num de meus comentários que "produzo minhas crônicas", e isto valoriza o meu blog, alguém poderá perguntar: E quem produz crônica para outrem? E aí, respondo: O Ghost Writer, ou seja, o escritor fantasma. Tem muita gente brilhando nas costas do Ghost Writer. O escritor fantasma produz a obra, e o contratante paga. Como, no meu caso, todos sabem, por conhecerem o meu estilo, que eu as produzi, isto valoriza sobremaneira o meu trabalho.
Aquele abraço!
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, October 07, 2009

Lula é o campeão!

Quanto mais a mídia denuncista acusa Lula de erros e cumplicidades, mais as coisas vão dando certo para o menino de Caetés. Aquele menino da antiga Vargem Grande, no sertão pernambucano, que viajou de pau-de-arara, engraxou sapato e perdeu um dedo mindinho.
O Rio vai sediar as Olimpíadas de 2016. Lula chora em público e confessa que passou a noite se beliscando para saber se era verdade. O Rio ser palco de Olimpíada parecia uma grande piada, ou seja, uma olim(piada). Mas, a Baía de Guanabara, o Corcovado, Nosso Senhor de braços abertos, tudo é nada, porque tudo é Lula. A nação conjuga o verbo “lular”, declina o substantivo “lulismo”. Até Pelé, o Atleta do Século, é convidado a chorar. E, drummondianamente, chora, menino, chora...
Lula parece Forrest Gump, o personagem encarnado por Tom Hanks, que fazia tudo errado, e tudo terminava dando certo.

Leio que o Brasil vai gastar o que o Egito investiu para edificar as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. As Pirâmides estão de pé. E as Olimpíadas?
Mas, de onde aparecerá tanto dinheiro? Contam que serão 25 bilhões, 40 bilhões... E tem esse dinheiro? Diz que o BNDES vai bancar uma parte, embora os bancários andem em greve, porque banco, apesar de não pagar impostos e viver beliscando o dinheiro do povo, não abre concurso nem dá aumento a funcionário, porque não tem dinheiro.

Diz que, depois das Olimpíadas, o Brasil ingressará no Primeiro Mundo. Como, se assassina mais de 45 mil pessoas por ano e não tem hospital suficiente para acudir a população carente?
Lula diz que não haverá corrupção nas Olimpíadas, porque o povo irá fiscalizar. Antes, porém, é preciso ensinar o povo a fiscalizar, dar-lhe mecanismos, instrumentos. Quem o fará?
Na realidade, ninguém sabe mesmo nada sobre Olimpíadas, nada sobre fiscalização, arrecadação, destinação, sabe sobre o campeão olímpico em matéria de sorte. Lula é o campeão!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, October 06, 2009

O que são telômeros?

Os telômeros (do grego telos, final, e meros, parte) são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA, que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é manter a estabilidade estrutural do cromossomo.
Cada vez que a célula se divide, os telômeros são ligeiramente encurtados. Como estes não se regeneram, chega a um ponto em que, de tão encurtados, não permitem mais a correta replicação dos cromossomos e a célula perde completa ou parcialmente a sua capacidade de divisão. Como o processo de renovação do nosso corpo não tolera a morte das células antes da divisão correta das mesmas, o organismo tende a morrer num curto prazo de tempo no momento em que seus telômeros se esgotam.

Monday, October 05, 2009

Fala, Vitória

Sábado, em Vitória de Santo Antão, os Monges resolveram dar um presentinho à velha Jovem Guarda. Trouxeram simplesmente a Super O'hara para se amostrar na churrascaria Gamela de Ouro. A princípio, todo mundo sentadinho e tímido, pois a festa era de gente fina e bem comportada. Aliás, o ambiente estava selecionado, como raramente acontece na era da fuleiragem music. Depois que a banda, que eu chamo de orquestra, começou a tocar, os organismos foram ficando animados. Lá pras tantas, até as cozinheiras dançavam no fundo da cozinha. Ninguém aguenta. A Super O'hara é mesmo um desafio à paciência. Os leões de chácara riam e se balançavam, sem ter o que fazer, no ritmo e às voltas com tanta gente decente, enfatiotada e cheirosa, como exigia o figurino. Era o encontro da velha Jovem Guarda, para matar a saudade da juventude etária e proclamar a juventude d'alma. Começando por Roberto Carlos e terminando com Vassourinhas, o frevo de Matias da Rocha e Joana Batista, com direito a corrupio de estandarte no dancing, foi uma noitada de alegria e felicidade, inesquecível nas páginas de nossa história. Um verdadeiro espetáculo!
Aquele abraço!
Sosígenes Bittencourt

Saturday, October 03, 2009

Trocadilhos

1. Por ocasião do jogo entre Brasil e Austrália, quando o treinador trocou Ciro por Allan Kardec, o comentarista comentou: O técnico trocou Ciro por Allan Kardec para mehorar o espírito do time.
2. Quando o jogador Denis morreu de desastre, Juca Kfouri comentou: Se Dênis tem acordado do cochilo, teria driblado a morte.
3. Quando, certa vez, o Corínthias venceu o Guarani por 1 a 0, em Campinas, com gol de Viola, eu me lembrei de que o compositor clássico Carlos Gomes compôs uma sinfonia intitulada O Guarani. Então, comentei: O Corínthias precisou apenas de Viola, para executar o Guarani em Campinas.
Sosígenes Bittencourt

Friday, October 02, 2009

Elucubração ou leitura de madrugada

Quando alguém estuda, lê ou reflete, de madrugada, diz-se que está elucubrando. Observe o que encontrei, lendo velhas revistas, nessa madrugada.
"A invenção é a mãe da necessidade. Ninguém precisava do iPod ou do telefone celular antes que eles fossem inventados."
Henry Petroski (julho/2006)
"Quem tem acesso à educação aprende a pensar por si mesmo, a decidir por si mesmo, e sempre acabará optando pela liberdade em lugar da tirania, pelo estado de direito em vez de Estados policiais, pela diversidade em lugar de um conformismo rígido."
Karen Hughes (março/2006)
"Nas últimas três décadas, a relação entre o excesso de pessoas no mundo e os estragos ambientais tornou-se evidente. Já há menos água potável disponível para tanta gente e, com os grandes contingentes populacionais de hoje, a poluição atmosférica chegou a índices assustadores."
Paul Ehrlich (fevereiro/2006)
Sosígenes Bitencourt

Thursday, October 01, 2009

São Paulo 2, Náutico 1

Ninguém de sã consciência irá dizer que o Náutico deu moleza e não jogou pra ganhar. Apenas, rendeu o que pôde, fazendo o que sabia. Na realidade, o time, quando se retranca, não segura o adversário, e quando parte pra cima, desperdiça as oportunidades. Foi o que aconteceu ontem. O Náutico não tinha outra alternativa senão sair pro jogo. E fez. Inaugurou o placar, manteve o fôlego e ainda viu dois jogadorea adversários serem expulsos. A questão é que cedeu o empate e não aproveitou as chances de ampliar o placar. O juiz atrapalhou a partida, com um festival de equivocadas interrupções, e o Náutico terminou perdendo o jogo, na UTI do Campeonato. A torcida quase lincha os jogadores, só respeitando a presença de Carlinhos Bala, que disparou atrás da vitória que nem uma bala. Mesmo assim, a torcida deu tanto grito na frente da polícia, que eu vi a hora o cassetete zunir, para controlar os ânimos da macacada. No mais, aquela lengalenga: “levantar a cabeça e pensar no próximo jogo”. Que jogo? O Sport e o Náutico passaram o campeonato todinho apanhando de gato e sapato, e esperando pelo próximo jogo. Que jogo?
Sosígenes Bittencourt

Honduras e ditaduras

Aqui de onde estamos, podemos dizer que Honduras é um país que fica ali pra cima, no centro das Américas, como quem vai para os Estados Unidos. Na região, a bagunça sempre ficou por conta da Nicarágua e El Salvador, que viveram dando tiro e inalando fuligem de guerrilhas intestinas. O mundo anda de olho em Honduras, por causa de um golpe militar que puxou o presidente Manuel Zelaya pela beca, deu-lhe um pontapé no sedenho, que ele foi cair no quintal da embaixada brasileira em Tegucigalpa. Golpes militares têm uma característica. Sempre se apresentam em nome da preservação da soberania nacional e da democracia, embora o povo termine de castigo, acocorado atrás da porta, vendo a rua pelo buraquinho da fechadura. Manuel Zelaya, de chapelão e bigode, é acusado de procurar convencer o povo a aceitar uma revisão constitucional para se perpetuar no poder, o que também parece expediente de quem ajeita os punhos para ser ditador. Honduras vive mesmo duras horas de ditaduras. O presidente interino, Roberto Micheletti, quer que a embaixada brasileira bote Zelaya da porta pra fora, a fim de julgá-lo, porque ele andou namorando com Hugo Chávez. O povo hondurenho, que vive de vender banana, camarão e café, está numa sinuca de bico, entre a cruz e a espada. Ameaçado por um presidente considerado boçal e mal-intencionado, e um golpe militar que manda todo mundo ficar calado em nome da liberdade.
Sosígenes Bittencourt