Monday, October 19, 2009

As Sereias e os Sonhos

Para aqueles que acham que futebol é negócio pra homem, ninguém melhor do que a jogadora Marta, com a autoridade que tem como goleadora, abanando a bola no focinho dos machistas e dizendo que futebol também é coisa de mulher. Ai de nós, habitantes do “País do Futebol”, não fossem as meninas nesse final de semana. Depois que nossa Seleção Sub-20 perdeu nos pênaltis para os africanos de Ghana, só a gana das bailarinas da Vila, enfiando 9 a 0 nas paraguaias da Universidad Autónoma, para nos resgatar do pesadelo e aliviar o coração.
Costumo dizer que se desaparecessem todas as mulheres do mundo, eu mandaria dar baixa na minha Carteira Profissional. Não iria trabalhar para sustentar um solitário como eu. Pois bem... As Sereias da Vila me tiraram da solidão. Conheço uma reflexão que diz que amar é chamar o outro para fora de sua solidão.
Por incrível que possa parecer, acho mulher jogando bola a coisa mais sensual. É tudo de bom. O drible, o requebro, a malemolência, a leveza, o gol, tudo ganha uma emoção diferente, um frescor, uma carícia, como se naquele instante a mulher estivesse a nos salvar, a nos devolver a capacidade de sonhar.
Aprendi, com o tempo, a gostar de mulher fazendo tudo. Por exemplo, achei emocionante aquelas meninas trabalhando no Corpo de Bombeiros, embora fardadas, de revólver no coldre e apagando incêndio. Elas dão um toque diferente na Corporação. Parece que estamos vivendo um romance, uma ficção, um sonho dentro da realidade.
Portanto, nada melhor para celebrar, no Dia dos Comerciários, do que a vitória das Sereias da Vila, depois das tragédias que os homens protagonizaram, perdendo de Ghana, na África do Sul, e derrubando helicóptero, a bala, no Rio de Janeiro.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

3 comments:

Luce Muniz said...

ADORO FUTEBOL e embora esteja sofrendo com o meu querido Leão da Pça. da Bandeira, não deixo de acompanhar nenhuma resenha esportiva. Certa vez alguém me disse que eu era a 1ª mulher a ouvir tal programa, pois bem como Marta é nº 1 em futebol neste país, estamos bem representados.
Mulher e futebol, combinação perfeita.

Sosígenes Bittencourt said...

Nossa mulher jogando bola é alegria que nos alivia, é gol de placa que nos aplaca as amarguras do dia a dia.

Anônimo Invisível said...

Seria bom que o Sport a contratasse. Rapidamente nós sairíamos da zona da degola. Infelizmente isso não é possível. Se fosse, ela daria aula aos marmanjos.

O ruim em assistir futebol feminino é que, (não consigo me concentrar na partida).

Abraço :)