Tuesday, August 03, 2010

Bichos soltos e medidas irracionais

Este é o retrato do cotidiano de muitas cidades brasileiras. Dizem que, em Caruaru, vão sacrificar animais capturados pela carrocinha. A medida contraria a natureza. É crime consumado. O que farão, então, com os donos dos animais recolhidos? Aliás, cavalos, bois, porcos e cães circulam pelas ruas de Vitória de Santo Antão, como se não tivessem donos, ou seja, no abandono. Eu aconselharia duas carrocinhas, uma para os quadrúpedes e outra para os "irracionais". Os bichos fuçam o lixo, atravessam na frente dos automóveis, botam pânico nos zoófobos, mas não têm culpa do que fazem. Por isso, não acho legal sacrificá-los, acharia mais racional punir os seus proprietários.
Um dia, meu menino me perguntou:
- Painho, o que é que aqueles porcos fazem no meio da rua?
- Porcaria, meu filho.
- E por que aqueles cavalos estão soltos?
- Porque os seus donos são burros.
Relembremos, portanto, a célebre frase de Mahatma Gandhi: "A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como seus animais são tratados."
Zoo(lógico) abraço!
Sosígenes Bittencourt

No comments: