Wednesday, August 18, 2010

Vitrine do Caos

O Diario de Pernambuco acaba de revelar que o centro de Vitória de Santo Antão é uma vitrine do caos, comparando-a com o bairro de Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) nos áureos tempos de desgoverno. Tem jeito?
20 anos, eu já dizia: Vitória vai virar uma Jaboatão velha! De início, privatizaram a Praça da Bandeira e agora vão ter de devolvê-la ao Município, ou seja, desprivatizá-la, remunicipalizá-la. O centro de Vitória é uma "Vitrine do Caos", mas também uma "Vitrine do Cão", haja vista os assaltos em pleno movimento à luz do dia. Numa farmácia, o assaltante que ameaçou o funcionário sabia até o signo da vítima. Numa loja de roupas íntimas, o invasor reclamou da qualidade dos panos e deu cascudo na funcionária. Numa loja de eletrodomésticos, o gerente tomou um choque quando foi obrigado a entrar num guarda-roupa. Não tem hora para você não ver um revólver apontando para o seu cocão. Aliás, portar arma de fogo ilegal não pode, mas comprar no troca-troca pode.
Na Feira Livre, aos sábados, carros de mão tiram fino nas canelas dos fregueses. O caminhar é lento, em ritmo de enterro. As motocicletas fazem pirueta entre os carros, esbarrando nos transeuntes. Os carros de som disputam um campeonato de decibéis, e toda reclamação entra por um ouvido e sai pelo outro.
Um amigo me contou que teve o seguinte diálogo com um adolescente que carregava um minitrio barulhento daqueles:
- Menino, baixa esse som!
- O quê, você sabe de quem eu sou filho?
- De quem, imbecil?
- De seu fulano de tal!
- Logo vi, um safado também!
É uma verdadeira esculhambação.
Caótico abraço!
Sosígenes Bittencourt

No comments: