Tuesday, May 24, 2011

Amanda tem razão

A professora potiguar Amanda Gurgel tem razão. Dão-lhe um cotoco de giz e querem que ela salve a nação. Ainda lhe pedem paciência. Num momento de microfone e impaciência, abre o badalo e vira paladina de sua classe. Amanda toma 3 ônibus para chegar à escola e não pode filar a merenda, porque é professora. Contudo, é chamada a amar seus alunos, educá-los com disposição e bom-humor, por 930 reais. Esquecem os seus algozes que amor só esperança: amor reduz; amor só frustração: amor acaba. Não pode se encolerizar, nem ser melancólica, tem de ser fleumática, calma. O resto fica para os que mandam ter paciência. Os que se locupletam dos cargos que servem para mandar ter paciência.

Mas, se tudo não mudar, conforme sói acontecer, Amanda terá outros desgostos. Minha mãe, por exemplo, aos 76 anos, paga imposto de renda. Que renda, se ela está aposentada? Minha mãe paga juro sobre fatura, por atraso na entrega dos Correios. (Melhor voltar à era da goma arábica e do telégrafo.) Quando tem festa, na rua, minha mãe dorme sentada numa cadeira, porque o som é ensurdecedor e os meninos pitam marijuana, imitam a cópula na vertical e vomitam birita com sarapatel nas calçadas. Vive enclausurada, porque sobra meliante e falta Segurança Pública.

Amanda tem razão, mas ter razão não basta, seria preciso gerar algum efeito, redundar em mudança. Senão, a exposição de seus motivos vira mero direito de espernear. Não vá servir para promover algum herói de última hora. Os heróis de antigamente lutavam por uma causa, os de hoje usufruem a causa.

Indignado abraço!

Sosígenes Bittencourt

4 comments:

silvio de bonança said...

infelizmente este e o nosso país que agoniza na uti dos desmando publico da roubalheira da merenda escolar da falta de remédio nos hospitais publico da falta de segurança e de tanta outras coisas esta professora amada dá exemplo de coragem e patriotismo e mostra que precisamos urgente de mudança indignado abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Para os políticos, professor e escola é só despesa, porque não rende dividendo eleitoral. Só que é uma economia que custa muito caro. Porque todos os males que corroem nossa sociedade advêm da falta de educação. E aí todos são penalizados, inclusive eles.
Equivocado abraço!

goretti alcantara said...

Gostei de ver Amanda,tomara que os políticos tomem uma posição Ela foi muito corajosa. Parabéns amanda continui lutando pela sua classe.

Sosígenes Bittencourt said...

Professores foram sempre a Gata Borralheira dos governos. Talvez, porque queiram que a população não aprenda a votar. Povo esclarecido é uma ameaça a político demagogo.
Astucioso abraço!