Friday, May 13, 2011

Fala, Vitória

LENGA-LENGA NO ORKUT SOBRE COMO MUDAR VITÓRIA

A questão é mais profunda, é histórica. O professor de Lisboa Ruy Canário fala de cidades sem educação, ou seja, cidades não educativas. Não há como mudar um panorama histórico como o de Vitória de Santo Antão, através de movimentos celulares, quando o corpo é doente. Não quero desencorajar ninguém. Eu mesmo faço um movimento cultural solitário na cidade. "O senhor cola frases nas paredes, por quê?" "Não, eu não colo frases nas paredes, eu colo frases nas cabeças." Nossa sociedade produz políticos imaturos. Eles são saídos dentre nós e eleitos por nós. Nossa tecnologia não funciona a contento, porque não dispomos de políticos compatíveis com o nosso aparato científico. E isso não é em nível local, é nacional. Somos uma sociedade que socializa os prejuízos e capitaliza os benefícios. Quando pagamos impostos, estamos arcando com os prejuízos e capitalizando o patrimônio alheio. Aponte-me, hoje, um político pobre e um assalariado rico, e eu mudo de ideia. São vidas desperdiçadas, um rebanho que vaga, e um que se apropria. Contudo, isso não significa que devamos cruzar os braços, temos de usar a "práxis" na tentativa de mudar nosso destino. Mas, sobretudo, tentar mudar o pensamento, o comportamento, fazer com que todos tenham essa ideia, provar que nossa liberdade é maior do que qualquer verdade. É aí que reside a grande dificuldade.

Esperançoso abraço!

Sosígenes Bittencourt

2 comments:

silvio de bonamça said...

mudar vitória e muito complicado em razão da forma de se fazer política onde cada um só pesa em se mesmo 1 passo para mudar vitória e tirá de cena os político da velha guarda porque não serve mais para um município estão ultrapassado 2 vitória não estava com estrutura para receber o crescimento industrial que estar ocorrendo no município com infra estrutura caótica uma ocupação urbana ridícula um transito miserável cheio de motorista mal educado e moto que não acaba mais com seus pilotos conduzindo elas de toda as maneira possível não tem se que um lugar para se estacionar porque os pouco lugares que tem são ocupado por pontos de motos as ruas mal projetada e esburacadas uma cidade violenta e uma policia que precisa melhorar e muito na parte de abordagem e na elucidação dos crimes porque os crime não são desvendado na maiorias da vezes não se sabe que são seus atores ou os seus manda-te então meu caro sosigenes diante de tudo isto um encabulado abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Exatamente. É crescimento desordenado. Ninguém prevê o futuro, não se prepara. Crescimento populacional não significa crescimento social, ambiental, etc. Às vezes, é o caos. Vitória é uma cidade desaconselhável para as fases extremas da vida: a infância e a velhice. Para a infância, é péssima conselheira; para a velhice, intransitável. Ou seja, perigosa para ambas.
Periclitante abraço!