Friday, May 20, 2011

Fazer graça e viver das graças

Não se enche barriga de graça, mas a vida, sem graça, não tem graça. Dá a impressão de que a vida, sem graça - meu Deus me perdoe - é uma desgraça. Como as pessoas confundem meus defeitos com minhas virtudes, meu lado dionisíaco com meu lado apolíneo, minha sanidade com minha lucidez, e algumas até riem quando eu passo, penso que nasci para fazer graça e viver das graças. Ou seja, ganho minha vida com minhas graças e com as graças de Deus. Acho melhor fazer graça do que sofrer da Síndrome de Jeremias, cambalear, choramingando, entoando lamúrias, reclamações. Aos que confundem minhas graças com cinismo, oriento que é melhor uma pitada de cinismo do que descambar para a crueldade. Porque a vida vive nos neurotizando, nos ironizando, e se a gente engolir corda, termina descontando nos outros, considerando, como dizia Sartre, que o inferno são os outros. Ora, se o inferno são os outros, deduzo que o céu também. Tem gente que nos faz ver estrela. Até empregada doméstica, camareira, gente de pouco brilho. Senão astros de Hollywood, celebridades, presidentes de notável renome não andavam se desnudando para viajar nesses céus. Quem faz graça para os outros rirem não é palhaço, é terapeuta. Afinal, rir é o melhor remédio.

Engraçado abraço!

Sosígenes Bittencourt

5 comments:

silvio de bonança said...

estar certo a vida sem graça não tem graça e bem melhor sorri viver achar fazer graça conta graça dizer graça quem sabe as vezes ouvi graça ou quem sabe namora graça pedi a Deus graça ser uma eterna graça as vezes trabalhamos até de graça pagar quando deveríamos ter de graça tudo isto e melhor que a desgraça alegre abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Então, minha oração está correta: Eu nasci para fazer graça e viver das graças.
O difícil é conviver com a inveja. Porque tem gente que tem inveja até de quem faz graça. Inveja de quem é bem-humorado, de quem faz os outros rirem, etc.

Anonymous said...

Ser bom em alguma coisa provoca inveja. Pode ser em vários setores da vida, como por exemplo: nas relações pessoais, profissionais, culturais, educacional, enfim. A inveja é um sentimento negativo que faz do invejoso um ser desprezível. Aos que riem dos defeitos alheios, provavelmente possui poucas virtudes. Professor, parabéns pelo seu cultural; e continue divulgando seu talento numa cidade tão desprovida de virtudes.

"A inveja é bastante justa, pois rói o invejoso." (Schottus)

"O bom humor tem algo de generoso: dá mais do que recebe."
(Émile-Auguste Chartier, "Alain")

Anonymous said...

Corrigindo: *parabéns pelo seu trabalho cultural*

Sosígenes Bittencourt said...

Com certeza.
Ser autêntico é ser diferente. E ser diferente é se destacar. Quem se destaca geralmente sofre uma certa rejeição. É preciso saber lidar com um certo isolamento, para não ficar angustiado.
Competente abraço!