Thursday, June 09, 2011

Fala, Vitória


MEXENDO NA PRAÇA DA MATRIZ

Sinceramente, é difícil entender por que mexem tanto na Praça da Matriz. Cada um que queira dar uma cara nova à localidade. Sabedores, inclusive, de que não dura 6 meses, a macacada depreda tudo outra vez. Seria melhor que ajeitassem e fiscalizassem a praça com regularidade. Vitória tem depredador que não anda nu porque o delegado não deixa. Contem nos dedos o tempo que vai durar para a praça ser danificada pelos vândalos outra vez. Penso que havia coisa mais prioritária para se remodelar. Por exemplo, cuidar de retirar a população anfíbia da orla do Rio Tapacurá; devolver a Praça da Bandeira aos vitorienses, desobstruindo o centro da cidade. Nos meus idos de criança e adolescente, ninguém bulia na Praça da Matriz, podia-se bailar entre os canteiros. Tinha fonte d'água, o "pelourinho" nunca fora deflorado. Era pecado mexer nas coisas sagradas dos antepassados. Vinha Ivo, saía Ivo, e tudo no lugar. Só uma mãozinha de cal e uma tesourinha na cabeleira dos canteiros. Naquela era, a gente soprava o banco, para acomodar as nádegas, não mijava na rua porque era feio. Só se tinha medo de fantasma, alma do outro mundo, Comadre Florzinha, Papafigo e Bode Cheiroso. Hoje, temos medo de gente. Que mania de bulir na Praça da Matriz, botar tudo no chão pra levantar de novo. Parece o Mito de Sísifo.

Desperdiçado abraço!
Sosígenes Bittencourt

6 comments:

Blog Deu o Carai em Vitória said...

Era uma vez um Praça....

silvio felix said...

vitória agoniza na uti dos político despreparado que só pensa no seu futuro e da suas familia e uma desgraça revoltado abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Onde estará aquele banco, aquela praça, aquele jardim, onde eu colocava a cabeça no colo de minha namorada, para ela espremer as espinhas de minha adolescência?
Estão destruindo os resquícios de imagens de minha juventude. O pior é que com o nosso dinheiro e sem o nosso consentimento.
Agonizante abraço!

Doraci said...

Tomei um susto ao ver a Praça Duque de Caxias tranformada em estacionamento. O povo foi consultado?
Questionado abraço!

Sosígenes Bittencourt said...

Aqui, o povo só é consultado - minha enamorável DORA - quando vai para o Hospital João Murilo. E aquilo, na Praça Duque de Caxias, não é um estacionamento de carros, é o estacionamento da preservação do patrimônio histórico.
Conceda-me um abraço, nesse tempo frio.
Caloroso abraço!

Doraci said...

Professor, concordo plenamente.
Um abraço!