Monday, June 20, 2011

Por que uma palestra sobre a Paixão?

A pergunta é a seguinte: Por que uma palestra sobre a Paixão? Ora, sobretudo por causa das tragédias que estamos testemunhando na televisão. A todo momento, estamos vendo mulheres trucidadas por maridos desesperados, porque não aceitam a separação. Ou homens que até preferem morrer, se suicidar, a continuar no mundo sofrendo a dor da separação.

E mulheres? Embora não tão violentas, muito menos criminosas na ação, preferem a clausura, a dor da solidão, ou o desespero de se afogar nas drogas, se despedaçar na vida desregrada, na devassidão.

Por que uma palestra sobre a Paixão? Porque não podemos retirar a paixão de nossas vidas como quem extrai um dente ou sarja um tumor. Temos que conviver com esse movimento da alma que nos impulsiona para a ação, nos põe em relação com o mundo. Seria uma espécie de LDL, o colesterol ruim, mas que tem a sua função. Não é verdade? Portanto, pela importância de discutirmos sobre aquilo que temos e não sabemos como lidar, a palestra já está vendida, devidamente recibada. É como Coca-Cola. Você não vende Coca-Cola, você tira pedido.
A pergunta é a seguinte: Você quer ouvir sobre a Paixão, ou não?

Sosígenes Bittencourt

9 comments:

silvio felix said...

sosigenes vou mandar um recado aos apaixonado remédio para curá paixão e outra paixão pronto não tem remédio melhor não precisa matar nem se torturá muito menos se afogar nas drogas muito menos se suicidar vamos dá um viva a paixão vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Sosígenes Bittencourt said...

A palestra versará sobre o assunto de forma mais ampla, observaremos os ângulos da questão, sairemos mais bem informados sobre esse movimento da alma que tanto nos confunde entre um enorme prazer e um profundo sofrimento.
Palestrante abraço!

Anonymous said...

Eu penso que a paixão seria o melhor remédio da alma para muitos males do corpo; de corpos que perambulam por aí, sedentos de sexo, mas carentes de amor. Walkíria Araújo.

Anonymous said...

Vamos supor que a paixão seja um cavalo selvagem que possuímos. Se não soubermos domá-lo, muito provavelmente ele irá nos derrubar. É algo que pode proporcionar felicidade ou infortúnio; vai depender se o apaixonado(a) saberá controlar sua paixão ou se a paixão assumirá o controle. Há uma frase que diz: o amor cega. Será mesmo? Acho que seja a paixão. Até porque, o amor não cega, ele revela. | Acho excelente a iniciativa de uma palestra sobre a paixão. Ótima oportunidade para aprendermos mais sobre o assunto. Discutido abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Pelo visto, a palestra já começou. Já posso ver as palavras "amor" e "sexo" reluzindo no palco do assunto. Palestra é uma palavra sobre determinado assunto que, de certa forma, diz respeito ao palestrante. Porque o palestrante encontrou motivo para pesquisar, inquirir, se aprofundar. O fato de o palestrante falar sobre a "paixão" não significa que seja ele um Hércules sentimental, ou possa viver sem esse sentimento. Eu já vi médico fumando, advogado esculhambando a mulher, padre acusado de safadezas carnais.
Oportuno abraço!

Doraci said...

Sosígenes, acho interessante essa sua iniciativa. Esse é um tema que gera muitas questões, já que muitos confundem a paixão com o amor. O amor é revelador; a paixão é cega e louca.
Um abração!

Sosígenes Bittencourt said...

Oh! enamorabilíssima DORA! Estarei às 8h, sexta-feira, dia 01 de Julho, no prédio da ACIAV, na Av. Mariana Amália, falando sobre a Paixão. Entre em contato com Goretti Alcântara e vá rever seu amigo, explicando tudo que faltou lhe dizer um dia.
aDORÁvel abraço!

Anonymous said...

Quero agradecer ao professor SOSÍGENES BITTENCOURT pela excelente entrevista dada ao blog Ven. E convido a todos os seus seguidores nesse brilhante blog, para que não deixe de ir a sua palestra sobre paixão. um abraço!

professor JOHNNY RETAMERO

Sosígenes Bittencourt said...

Muito obrigado, prof. Johnny Retamero.
É importante observar que a palestra é afeta a todos, pois a Paixão é um afeto de todos.
Afetuoso abraço!