Tuesday, June 07, 2011

Palestra sobre a Paixão

A conversa é a seguinte: Você já se apaixonou alguma vez? Já delirou de desejo sem explicação convincente? Sofreu drásticas consequências por isso? Por outro lado, seria possível viver sem paixão? Há como extirpar a paixão de sua vida? Que graça teria a vida se você não sentisse nada por ninguém? Em resumo, como viver uma paixão sem ter que desistir dela ou ser destruído por ela? O psiquiatra Rubens Coura diz que "Paixão é doença e merece tratamento". Já o teatrólogo Nelson Rodrigues dizia que "Sem paixão, não dá nem pra chupar picolé". Ora, o que você fez quando se apaixonou? Contou ao seu melhor amigo? Comprou algum livro? Procurou um médico? Foi ao cinema? Ou ficou dividido entre a vontade de matar ou morrer? Se você já passou por tudo isso, ou está passando por algo semelhante, que tal ouvir uma palestra sobre o assunto, formular perguntas, debater com um grupo, para ter melhor visão do que inevitavelmente acontece. Esconder o que se sente não alivia nem resolve. Negar a realidade não altera a realidade. Talvez, depois de uma explanação, você tenha melhores condições de escolher um livro, procurar um médico ou abordar o assunto com um amigo? Pense nisso, reúna o mínimo de 20 pessoas, e eu irei fazer uma surpresa aos seus clientes e funcionários de sua empresa.

Filosófico abraço!

Sosígenes Bittencourt

4 comments:

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS said...

Caro professor,
Este é o assunto preferido dos enamorados, que jamais se cansam de falar e de ouvir sobre este sentimento devastador, que é a paixão.
É um sentimento único, revolucionário, devastador, revigorante, ilógico, cego...
Se a paixão é uma doença, como é bom padecer deste mal!
E qual seria o remédio para a sua cura? Valeria a pena ser curado?
Desejo sucesso nesta sua discussão.

Sosígenes Bittencourt said...

A parte mais aguardada em minha palestra deve ser o final, quando eu proponho amar os limites para preservar a paixão. Nossos afetos movem nossos atos, mas esbarram em limites.
Acredito que, se os empresários quiserem a palestra, estarão coincidindo com sua clientela e seus funcionários, pois estes, sem dúvida, já querem.
Apaixonante abraço!

silvio felix said...

falar de paixão e explicar o inexplicável e algo que mexe com a emoção e um sentimento arrebatador que nos levar a delirar trocar o dia pela noite ou vice e versa agora paixão não e amor este sim e algo totalmente diferente paixão e o desejo da carne amor este sim e eterno apaixonado abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Quando eu faculto a palavra, surge sempre essa indagação: Qual a diferença entre Amor e Paixão? E o sexo onde fica nesse jogo? É uma palestra muito interessante. Sobretudo, educativa.
Esclarecedor abraço!