Tuesday, January 24, 2012

Visita a Gravatá



No último dia do ano, fui fazer uma visitinha a Gravatá, incentivado por Aninha Marques, atualmente fazendo locução na Rádio Metropolitana em Vitória de Santo Antão. Obrigado!
O centro da cidade estava movimentado, mas sem barulho, sem papel pelo chão, feira de mangalho, e outras poluições ambientais. No céu, parecia estar ligado um gigantesco condicionador de ar, promovendo abraços refrigerantes em cada esquina. Um cheiro de quintais, de jardins, de flores, frutas e folhas, revesando com um gustativo aroma de carne na brasa, frituras, doces, saladas, sucos, fustigando a língua, assanhando o estômago e provocando a imaginação.
Sentamo-nos por trás da igreja, naquela Varanda histórica, para degustar umas cevadas.

Num instante anoiteceu. As luzes acenderam, e a cidade foi ficando iluminada, dando vontade de botar cadeira na calçada, para ver o povo passar, inalar o perfume das meninas. Mulheres que têm um jeito, uma pele e um rosto que só tem naquele lugar. Daí, eu chamar Aninha Marques de "um souvenir gravataense nas manhãs vitorienses". Arrisco até a repetir que, quando envelhecer, vou morrer em Gravatá. Quero morrer sem alvoroço, para sentir calmamente a emoção derradeira da travessia final.
Depois, tomei o ônibus na rodoviária. Rodoviária é morada de saudade, inspira todo homem. E retornei para Vitória, mimado pelo balanço da viagem, entre dormindo e acordado, sem distinguir direito o que era sonho e o que era realidade. Tanto que saltei em Pombos.
- Professor, isso aí é Pombos.
- Desculpe, condutor, eu sou de Vitória - e reingressei no veículo, que mais parecia um edifício desfilando pela rodagem. (Dezembro de 2009)
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

silvio felix said...

e sosigenes gravata e outro nível em termos de organização muito diferente de vitoria gravatá cresce de maneira organizada e solida em sua parte estrutural e em urbanização vitoria e feito um menino bem gordinho .mais sem saúde a bariga cheia de lobrigas e o pescoço fino cresce sem nenhuma organização feiras livres desorganizada transito caótico asfalto péssimo calcamento cheios de crateras e o prefeito fazendo do carro chefe do seu governo em termos de obras uma praça que tem mais de 30 anos e que ele reformou e brincadeira indignado abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Em resumo, Vitória ficou uma derrota depois que cresceu.