Friday, November 28, 2014

TABAGISMO E MEDO DE FALTA DE AR


O cigarro é um ansiolítico e, como tal, acalma e inspira. Tudo que retira você de uma ansiedade, instala uma paz, um sossego inspirador. Eu fui fumante e conheço esses efeitos e artimanhas do tabaco, cujo bem-estar que promove estipula cobrança onerosíssima. Sobretudo quando, ele próprio, produz ansiedade, num covarde efeito cíclico.
Contudo, deixei a "Chupeta do Satanás" para não morrer de falta de ar. Provavelmente, um médico me convenceu, quando o procurei para me socorrer de uma dispneia.
Morrer é melhor do que falta de ar. Morrer é uma vez, falta de ar é morrendo, é o gerúndio da morte. É como se você morresse várias vezes.
Um dia, um aluno me perguntou: - Professor, o senhor tem medo da morte?
Ao que respondi: - Não, meu filho, tenho medo de falta de ar.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

As pessoas não largam vício por identificação de causa, largam por avaliação de consequência. Eu não sabia por que fumava, mas sei por que deixei.

Sosígenes Bittencourt said...

Ainda ontem, um cidadão fumava próximo a mim, e me perguntava: - Posso fumar?
E eu respondi: - Eu não posso protegê-lo de si mesmo, portanto você tem o direito de se matar, não existe punição legal para tentativa de suicídio, existe internamento hospitalar para crise paroxística de falta de ar. E lembre-se, a ansiedade que o cigarro supostamente alivia, ele mesmo, num covarde efeito cíclico, reinstala.