Saturday, January 31, 2015

ELEGIA DE ARIANO SUASSUNA A SEU PAI, JOÃO SUASSUNA, ASSASSINADO EM 1930.



AQUI MORAVA UM REI

           Aqui morava um rei quando eu menino.

          Vestia ouro e castanho no gibão,

          Pedra da Sorte sobre meu Destino,

          Pulsava junto ao meu, seu coração.

 

          Para mim, o seu cantar era Divino,

          Quando ao som da viola e do bordão,

          Cantava com voz rouca, o Desatino,

          O Sangue, o riso e as mortes do Sertão.

 

          Mas mataram meu pai. Desde esse dia

          Eu me vi, como cego sem meu guia

          Que se foi para o Sol, transfigurado.

 

          Sua efígie me queima. Eu sou a presa.

          Ele, a brasa que impele ao Fogo acesa

          Espada de Ouro em pasto ensanguentado.


No comments: