Professor Edmo é recebido na presidência do D.E.R.
Na última quinta-feira (19 de março), cumprindo
diversos compromissos no Recife, o Professor Edmo Neves (PMN) foi recebido pelo
presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (D.E.R.) de Pernambuco,
Carlos Estima. O vereador foi conversar sobre possíveis melhorias para o
município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.
Um dos principais assuntos foi a situação da parte não
duplicada da BR-232 que passa pela área urbana do município. “Levei ao
presidente do D-E-R a insatisfação dos moradores, principalmente
por um acesso digno do município, a recuperação do
asfalto e de equipamentos de segurança e o pleito dos estudantes do CAV/UFPE
por uma passarela ligando a Avenida Mariana Amália ao Alto do Reservatório”,
explicou o Professor Edmo.
Carlos Estima recebeu das mãos do vereador Edmo Neves
um memorial fotográfico, com quase 40 fotos de todo o trecho da rodovia. Além
de uma cópia de cada um dos nove requerimentos já apresentados durante os seus
dois primeiros anos como representante da população.
Já o vereador recebeu do Presidente Carlos Estima a
garantia de que vai se empenhar para tentar fazer o melhor pela comunidade de
Vitoria de Santo Antão. Mas ele afirmou que assumiu a presidência em fevereiro
passado e primeiro precisa se certificar de quem é a responsabilidade pelo
trecho, se do Departamento Estadual (que assumiu a BR-232, com a duplicação
numa concessão de 25 anos) ou se permaneceu sob a jurisdição federal, com o
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit.
Moradores de vitória de Santo Antão reclamam de trecho antigo da BR-232
O antigo trecho antigo da rodovia tem 10,7 quilômetros
e começa com o nome de Avenida Henrique de Holanda, na Altura do Posto Santa
Cristina e segue com essa denominação até as proximidades da fábrica da Pitú
onde passa a se chamar Avenida Áurea Ferrer. A via termina ao se encontrar com
a parte duplicada da “232” sentido Agreste..
Mas apesar de ter apenas pouco mais de 10 quilômetros,
boa parte dela é densamente povoada passando por postos de combustíveis, pelo
único shopping center da cidade, servindo de entrada a muitos bairros (Iraque,
Redenção, Lídia Queiroz, Cajá, Matadouro, Matriz, Bela Vista, Oitero, Centro,
Livramento, Alto José Leal, São Vicente de Paulo, Caiçara e a comunidade do
Cajueiro, só pra citar os mais próximos) e é importante acesso aos dois
principais centros federais de ensino instalados no município, o IFPE e a UFPE.
“Só nos dois primeiros anos de minha atuação como
vereador e representante do povo de Vitória de Santo Antão apresentei 09 (nove)
requerimentos solicitando diversas melhorias para as áreas margeadas pela
antiga 232 e até mesmo para a recuperação da própria via, em si”, explica o
Professor Edmo Neves.
Saindo da BR-232 duplicada temos três acessos ao
município para quem segue nos dois sentidos (tanto Recife – Caruaru, quanto
Caruaru - Recife) da rodovia. O Primeiro acesso (considerando quem vem do
Recife) fica próximo a PE-50 e ao posto Santa Cristina. Falta um marco
urbanístico que atraia o motorista/turista a conhecer a cidade. O que se vê são
insistentes buracos e diversos outdoors, a maioria sem conservação.
O acesso seguinte é o da PE-45, passando pelo 21° BPM
e pelo estádio Carneirão, o mesmo problema de sinalização, que se repete na
altura de Dois Leões, o acesso mais usado para quem vem no sentido Agreste –
Recife. “Na maioria das vezes, é a poluição visual que apresenta a chegada a Vitória
de Santo Antão”, comenta o vereador.
Em todo o trecho urbano existem apenas cinco semáforos
instalados, três deles para facilitar para os pedestres (próximo ao Shopping,
entre o Hospital João Murilo e o Detran e entre a Avenida Mariana Amália e o Alto
do Reservatório). A falta de passarela é uma queixa comum entre os alunos,
professores e funcionários do Centro Acadêmico da UFPE em Vitória, entre eles
Gleybson Correia, Raphael Moreno,
Outros como Luan Airton, Deyse Luna, Túlio Paulo reclamam
que o semáforo de pedestres entre a Avenida Maria Amália e a ladeira de acesso
ao CAV frequentemente apresenta problemas e dificulta a passagem das pessoas.
“O sinal de pedestres não é respeitado e o tempo para as pessoas passarem é
muito curto – só 7 segundos. Falta alguma proteção para ajudar a quem atravessa
no cruzamento”, solicita Francisco Xavier dos Santos.
O morador Carlos Roberto Cavalcanti faz um apelo com
relação as incontáveis lombadas instaladas ao longo da Henrique de Holanda e
Áurea Ferrer: “É quase impossível ver estas lombadas na cidade, não tem
sinalização nenhuma e podem causar um acidente”
“Esse corredor viário é o mais importante do nosso
município, onde milhares de automóveis circulam diariamente. A via necessita de
um projeto de urbanização em toda sua extensão, pois a carência da
infraestrutura adequada proporciona perdas econômicas para os comerciantes de
toda sua extensão”, explica o professor Edmo Neves.
Os buracos, a falta de acostamento e sinalização ao
acesso dos bairros, problemas na iluminação fazem parte da rotina de quem usa a
rodovia, que após a duplicação da rodovia, passou a ser administrada e
fiscalizada pelo Departamento de Estadas de Rodagem de Pernambuco (DER/PE),
ligado à Secretaria de Transportes do Governo do Estado.
Requerimento parlamentar nº149/2013
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Semáforo de
pedestres na Avenida Henrique de Holanda , antiga BR-232, nas imediações da
entrada de acesso dos Bairros Loteamento Conceição Iraque e Iraque II.
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Requerimento parlamentar nº151/2013
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Projeto Urbanístico
e viário para a entrada de acesso ao CAV-UFPE, localizado no Alto do
Reservatório nas margens da Avenida Henrique de Holanda.
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Requerimento parlamentar nº159/2013
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Projeto na entrada do
nosso município localizado na Rodovia Luiz Gonzaga BR 232
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Requerimento parlamentar nº160/2013
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Projeto viário
interligando a Avenida Henrique de Holanda, antiga BR 232, com a Rodovia
estadual PE-60.
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Requerimento parlamentar nº174/2013
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Recuperação
asfáltica da Avenida Henrique de Holanda.
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Requerimento Parlamentar nº220/2014
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Elaboração de um
Projeto de Instalação de Câmara de Monitoramento na entrada do CAV-UFPE (Alto
do Reservatório) e também que se prolongue o tempo de passagem do semáforo de
pedestres na via entre a Avenida Henrique de Holanda ao acesso do referido
Centro Universitário.
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Requerimento Parlamentar nº224/2014
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Elaboração de um
Projeto de Urbanização da extensão da Rodovia PE – 45, especificando do entroncamento
viário entre Avenida Henrique de Holanda até o Viaduto sobre a Rodovia Luiz
Gonzaga, BR – 232, o Bairro no Lídia Queiroz.
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Requerimento Parlamentar nº223/2014
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Elaboração de um
Projeto de Urbanização de toda a extensão da Avenida Henrique de Holanda,
especificando entre o Posto Santa Cristina até a Comunidade do Cajueiro.
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Requerimento Parlamentar nº354/2014
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Providências
urgentes de serviços de obras e engenharia para reparação da via local que dá
acesso ao bairro do Cajá à Avenida Henrique de Holanda, sentido Pombos/PE.
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