Thursday, September 03, 2015

GRAMATICALMENTE CORRETO

Gramaticalmente, nunca FOI presidenta, ESTÁ presidenta. Ou seja, SER é estado permanente, ESTAR é estado transitório. Portanto, ela não É o que É, ela ESTÁ o que querem que SEJA. Esta é a importância que se deve dar à FUNÇÃO das PALAVRAS. Língua é Filosofia.
Não estou falando “politicamente correto”.
Ora, para você entender que “a presidenta” não É presidente, mas ESTÁ “presidenta”, é preciso uma explicação gramatical. SER é permanente, e ESTAR é passageiro. Quando se É, é-se sempre; quando se ESTÁ, não se É, está-se sendo. O ponto crucial é que SER tem a ver com INDEPENDÊNCIA, e ESTAR tem a ver com DEPENDÊNCIA. SER é traço de caráter e identifica VONTADE, ESTAR significa TORNAR-SE e identifica SUBMETER-SE.
Gramática é Filosofia, e filosofar é ser amigo da sabedoria. Eu não sou candidato a vereador, sou candidato a eleitor.
Por exemplo, quando digo "a menina É bonita", eu estou me referindo a um estado sem duração, algo permanente. Porém, quando digo "a menina ESTÁ bonita", eu estou me referindo ao momento em que a vejo. Alguém pode ser FEIO e estar BONITO, porque, em determinado momento, EMBONECOU-SE. Como o Regime Presidencialista é CENTRALIZADOR, o presidente torna-se culpado até pela MORTE DA BEZERRA, é uma espécie de condenação pelo pecado.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Por exemplo, quando digo "a menina É bonita", eu estou me referindo a um estado sem duração, algo permanente. Porém, quando digo "a menina ESTÁ bonita", eu estou me referindo ao momento em que a vejo. Alguém pode ser FEIO e estar BONITO, porque, em determinado momento, EMBONECOU-SE. Como o Regime Presidencialista é CENTRALIZADOR, o presidente torna-se culpado até pela MORTE DA BEZERRA, é uma espécie de condenação pelo pecado. Compreende?

Sosígenes Bittencourt said...

Eu identifico os internautas que me leem como muito especiais e me permitiria aplaudi-los, modéstia à parte, pela LIBERDADE de curtir os meus comentários. Sou-lhes muito grato pelo apoio e encantado com o nível de suas inteligências. Palmas, e muito obrigado!