Saturday, October 24, 2015

ENEM, NEM TANTO

Às vezes, eu sou acusado de meter o bedelho onde não sou convidado. Mas, matutando sobre o ENEM e outras práticas examinadoras e educativas, observo alguns aspectos que preciso desembuchar. Por exemplo, nunca entendi por que tanto assunto no crânio de um aluno de Ensino Médio. Ademais, a profundidade com que são cobradas as matérias, a exigir raciocínio em nível universitário. O adolescente não pode com tanta coisa. Obviamente, não me refiro a gênio nem excepcional, falo sobre o comum dos mortais. Nem mesmo um universitário é pressionado a armazenar tamanha salada de conhecimentos. E para dirimir qualquer dúvida sobre o que denuncio, eu pediria aos fazedores de jornadas vestibulares que se submetessem a essas sabatinas e publicassem suas notas. Já meditaram?
Aquele abraço!
Sosígenes Bittencourt

1 comment:

Sosígenes Bittencourt said...

É melhor precisar estudar menos e aprender mais do que ter que estudar mais e aprender menos.
Bom dia a todos. Ademais, há críticas dos alunos quanto a provas de Português e Matemática no mesmo dia. Por quê? Porque, em geral, quem é bom em Português, não é tão bom em Matemática, e vice-versa. Mas, querem INTERDISCIPLINARIZAR, ou seja, romper as fronteiras entre as matérias nos hemisférios cerebrais do aluno, mesmo que o aluno não esteja preparado para tanto. Agora, esse procedimento estimula, ou pode desestimular o aluno? Compreende?