Monday, May 26, 2008

A arenga entre os filhos de Sem, e os de Maomé também


Nem parece que árabes e judeus são descendentes da mesma família etnográfica e lingüística - semitas oriundos de Sem, filho de Noé e irmão de Cam e Jafé - dada a tremenda arenga em que vivem engalfinhados. E é difícil acreditar em paz, como o otimista escritor israelense Amós Óz, que crê numa paz advinda de mútuas concessões. Acha que a fadiga da guerra gerou a Síndrome da Paz. Jerusalém, por exemplo, o ninho dos profetas, é um lugar sagrado disputadíssimo, onde judeus, cristãos e muçulmanos convivem tête-à-tête, quais bicudos que não se beijam. Foi em Jerusalém que os cristãos viram Jesus pervagar o gólgota e ressuscitar. Já os muçulmanos acreditam que foi em Jerusalém que Maomé ascendeu a Alá, arrimado ao anjo Gabriel. Já os judeus acham que é a Terra Prometida por Deus a Abraão. É a Canaã das tribos de Israel, onde morou o rei Davi, e Salomão ergueu o seu primeiro templo.
Para os cristãos, o Messias já passou pelo mundo. Para os judeus, Ele ainda virá. Dá para crer em paz? Só Deus...
Sosigenes Bittencourt

6 comments:

Unknown said...

Está escrito: "Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz"(Eclesiastes 3:8).
Ainda não é o fim. Tudo é no tempo de Deus.

Sosígenes Bittencourt said...

A fé da humanidade parece andar meio abalada. O Apocalipse pode estar distante, mas o homem enreda o final dos tempos. Por isso, afirmo: O homem destrói, há milênios, o mundo que Deus criou em 7 dias.
Obs: Há quem alterque, dizendo que Deus o fez em 6 dias.

Unknown said...

Deus abomina o pecado mas ama o pecador. A humanidade precisa buscar e aprender mais de Deus. Deus não precisa de nós; nós é que precisamos dEle.

Muita paz para todos!

Sosígenes Bittencourt said...

Aliás, tudo que o homem faz é pela vontade permissiva de Deus. Deus permite que o homem faça sua história, trace o seu caminho. Entretanto, Deus não abandona o homem, infundindo-lhe a noção do Bem e do Mal. Resta ao homem discernir e receber as bênçãos ou arcar com as conseqüências.

Unknown said...

Pois é...Deus é amor e é justiça. Ele criou o mundo para o homem mas advertiu: "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo". Servir a Deus é renunciar...Nem tudo que brilha é ouro.

Anonymous said...

Good for people to know.