Friday, May 09, 2008

Aurora Boreal



A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.
Foto: Dr. Fernando Verçosa

4 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Se você quiser ver o que é uma foto belíssima, clique sobre a figura e aguarde.

Unknown said...

Maravilhoso!
Cliquei e fiquei deslumbrada.
É admirável o trabalho do Dr.Fernando Verçosa.

Parabéns pela postagem!

Unknown said...

É uma foto muito interesante muito bem tirada e belíssima. Suas fotos são bem tiradas e essa ficou um espetáculo. Parabéns

Sosígenes Bittencourt said...

Fernando é um pediatra, mas uma alma curiosa. Seus cabedal transcende os limites da pediatria. Quiçá, inspire-se nela para buscar outros saberes. Daí nossa afinidade. O alimento da inteligência é a curiosidade. Somos nordestinos que damos de comer à inteligência.
Forte abraço!