Tuesday, May 27, 2008

Fala, Vitória


Alguém elogiou a colocação de novos semáforos na avenida Mariana Amália, em comunidade no Orkut, explicando que desobstruíra o trânsito naquela localidade.
Em contrapartida, fiz os seguintes esclarecimentos, sob o título "Viaduto".
Embora, num futuro bem próximo, Vitória venha a precisar de um viaduto, de Maués a Água Branca, uma safena passando por cima do "shopping popular" da Praça da Bandeira, aquele poluído labirinto que enfarta a artéria central do coração da cidade. Em dias de feira, os carros de mão são o desaforado semáforo que atropela o fêmur da população. Nesses dias, estão negociando de macaquinho, um escanchado no outro, uma vez que os paneleiros já estão caminhando em direção à Praça Duque de Caxias e a marcha dos fregueses cada vez mais lenta, como se fosse um exército de deficientes ou um acompanhamento de enterro. Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

A VOZ DA VITÓRIA said...

Vitória sofre um desordenamento urbano sem controle. Começou no inicio dos anos 70, na administração Ivo Queiroz, e até hj não há vontade politica de executar um Plano Diretor que atenue estas disparidades.

Lissandro Nascimento.

Sosígenes Bittencourt said...

Desde que vim ao mundo, em julho de 1955, ao lado do antigo Posto de Tracoma, na Praça Duque de Caxias, que assisto à paulatina degradação de Vitória. Vi o êxodo rural, a degradação dos costumes, o engarrafamento do centro da cidade. E tudo supostamente em benefício do povo. Concessões criminosas, advogadas em nome da sobrevivência econômica e da preservação da liberdade das gerações. Daí, chegarmos ao ponto que chegamos, de irmos dormir de mãos para o alto, assombrados com os perigos iminentes.