Wednesday, May 28, 2008

Células-tronco em debate



A propósito da discussão sobre células-tronco, adverte o jornalista Alberto Dines, em Significado do Laicismo: “Um chefe de governo laico não pode curvar-se aos dogmas. Ao declarar que o Estado brasileiro é laico (ou leigo ou secular), o presidente Lula apenas reafirmou uma cláusula pétrea das nossas constituições republicanas. Não inovou, apenas reagiu às recentes ameaças de excomunhão aos políticos que favorecem a legalização do aborto. A liberdade de pesquisa é uma forma de buscar a verdade. Nosso país não pode ficar de costas para a ciência. Não pode ignorar os avanços da genética e embargar as pesquisas com células-tronco.”
Já o pastor Silas Malafaia diz que o ovo, ou seja, um óvulo fecundado é um ser humano, porque não será nada mais do que um ser humano adulto, cuja diferença entre ambos é apenas “tempo e nutrição”. Pois, enquanto nutre-se no líquido amniótico, nós comemos arroz e feijão. Portanto, a vida começa na concepção e quem a destrói, comete crime. Afirma que isto não é discussão religiosa, é comprovação científica, da biologia, da genética e da embriologia. Ademais, a Igreja Evangélica não é contra a utilização de células-tronco extraídas do cordão umbilical ou da medula óssea, é contra a utilização de células-tronco, a partir do embrião.

2 comments:

Unknown said...

No julgamento que proibirá ou autorizará pesquisas com células-tronco, o STF hoje estará sentenciando o Brasil à ignorância ou à esperança na cura de doenças que afligem milhares de pessoas. Tomara que os doutos Ministros do Supremo não ignorem o preceito constitucional de que vivemos num país "laico".

Sosígenes Bittencourt said...

O Brasil está cheio de políticos bem-intencionados e cristãos, a menos que a matéria seja legislar em causa própria e surrupiar o dinheiro do povo.