Tuesday, December 22, 2009

Fala, Vitória

Eduardo entre Elias e Aglailson em Vitória
Este é um sanduíche meio indigesto. O governador Eduardo Campos entre dois políticos desavindos, da derradeira campanha para prefeito em Vitória de Santo Antão, o atual prefeito Elias Lira e o ex-prefeito José Aglaílson. Eduardo veio entregar 458 casas populares e inaugurar o prédio da Ciretran. Como batessem boca, o governador teve que conter a arenga.
A impressão que temos é a de que o povo é menos importante do que seus Representantes. O que configura uma inversão da idéia de Democracia, onde todo poder emanaria do povo e em nome do povo deveria ser exercido. O que vemos é a população dividida em dois exércitos, insuflados pelos gladiadores que disputam o trono municipal. Quando, ao longo de décadas, abanam no rosto das gerações o que fizeram pelo povo, impõe-se a pergunta: E por que o povo anda numa pindaíba desgraçada? É muita benfeitoria e muito pouca serventia. As vaias dirigidas aos políticos é uma prova de que a democracia não se resume às eleições, ela é um processo e, como tal, não pode ser estanque. Ademais, na Era da Informática e da transparência global, fica cada vez mais difícil manter as oligarquias, escamotear verdades, camuflar-se. Os partidos políticos viraram buquês de letras, e o consumismo relegou as ideologias. A Esquerda e a Direita já não se matam pelo poder, entram em conchavo. E o Capitalismo, tal como o Comunismo, virou estátua de sal, como sucedeu a Lot, petrificada na contemplação do passado. O período é de transição, para alimentarmos um resquício de otimismo, em busca de outros "ismos".
Sosígenes Bittencourt

8 comments:

Anonymous said...

-Como vitoriense ferrenho, fiquei enojado com a atitude dos dois políticos locais que estenderam suas canalhices até o ouvido do governador Eduardo Campos. Este que visitou a Terra das Tabocas ,apenas, para inaugurar obras de sua gestão.
-Causa enjoo a qualquer um a interminável briga entre Elias Lira e Aglaílson-Mor em querer mostrar, a todo custo, quem é o moçinho da história. Onde, o sofrido povo, é o fumo do cachimbo.

A Matraca

Sosígenes Bittencourt said...

Eu não conheço Democracia, mas conheço Demagogia. A Demagogia é o governo do governo, pelo governo, para o governo.
Forte abraço!

gilberto claudino said...

grande sosígenes, esses caras tem que fazer comédia e ganhariam mas dinheiro do que na politica, essa foto eu escaniei do JC.

kkkkkk

politica demagoga da vitória de santo antão.
hum, porém um dia mudará

Sosígenes Bittencourt said...

Não sei como não houve confusão na plateia, já que no palanque não havia nenhum necessitado.
Existe um ditado que diz que 'devemos dar com uma das mãos sem mostrar a outra'. Ali, dá-se o que pertence ao povo, com o dinheiro do próprio povo, e abana-se a mão na cara do povo.

Dryton Bandeira said...

Fumo maior levaria o povo, se as peiticas fossem maiores que as vaidades pessoais.

Dryton Bandeira said...

Hoje, para o bem da cidade, relevar é preciso!!!

Dryton Bandeira said...

Por que uns pestes que passaram a vida toda brigando por democracia, não podem conviver sem ditar regras e enormas ?

Sosígenes Bittencourt said...

Quando estive discursando em Brasília, como representante do Sindsprev, de crachá no peito e ponte aérea paga pelo Sindicato dos Previdenciários de Pernambuco, disse que o Brasil vivia uma DEMOCRADURA, ou seja, uma Ditadura travestida de Democracia.