Monday, December 28, 2009

Fala, Vitória

A RUA DA ÁGUIA

Outro dia, por ocasião de lenga-lenga no Orkut sobre a obstrução do centro da cidade pelas Feiras Livres, citaram a Rua da Águia. Como residi na Praça 13 de Maio, durante a primeira década de minha existência, fiz as seguintes alusões.
A Rua da Águia é a rua que mais tem nome em Vitória de Santo Antão. Ela já se chamou Rua Alexandre Luna, mudado para Rua André Vidal de Negreiros, atendendo também pelo nome de Barateiro e Rua da Maçonaria.
Quando menino, morei na Praça 13 de Maio, onde temos o Grupo Escolar Cardeal Roncalli, de frente para a antiga Feira das Panelas, hoje totalmente murado por barracas de alvenaria. Quando ali habitei, os feirantes punham suas frutas e verduras no chão, negociavam e depois recolhiam tudo. No Domingo, nós podíamos ouvir o ruído dos sapatos, ao caminhar por ela. Inclusive, o eco de nossos passos, caminhando pela Praça da Bandeira. Naquele tempo, podia-se recitar Castro Alves: A praça é do povo, como o céu é do condor.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Dryton Bandeira said...

Danado mesmo é escutar os "JOTAS" da comunicação local, chamando o velho barateiro de André "Vital de Negreiro". Seria "Vital" um pouco de conhecimento do vernáculo pátrio, para empunhar um microfone, baixar a cabeça de cágado e conhecer os becos, ruas e vielas das plagas de Santo Antão!!!

Sosígenes Bittencourt said...

Vitória não se rege pela orientação norte-americana: The right man in the right place - O homem certo no lugar exato.