Monday, December 28, 2009

Visita a Gravatá

No último dia do ano, fui fazer uma visitinha a Gravatá, incentivado por Aninha Marques, atualmente fazendo locução na Rádio Metropolitana em Vitória de Santo Antão. Obrigado!
O centro da cidade estava movimentado, mas sem barulho, sem papel pelo chão, feira de mangalho, e outras poluições ambientais. No céu, parecia estar ligado um gigantesco condicionador de ar natural, promovendo abraços refrigerantes em cada esquina. Um cheiro de quintais, de jardins, de flores, frutas e folhas, revesando com um gustativo aroma de carne na brasa, frituras, doces, saladas, sucos, fustigando a língua, assanhando o estômago e provocando a imaginação.
Sentamo-nos por trás da igreja, naquela Varanda histórica, para degustar umas cevadas. Num instante anoiteceu. As luzes acenderam, e a cidade foi ficando iluminada, dando vontade de botar cadeira na calçada, para ver o povo passar, inalar o perfume das meninas. Mulheres que têm um jeito, uma pele e um rosto que só tem naquele lugar. Daí, eu chamar Aninha Marques de "um souvenir gravataense nas manhãs vitorienses". Arrisco até a repetir que quando envelhecer, vou morrer em Gravatá. Quero morrer sem alvoroço, para sentir calmamente a emoção derradeira da travessia final.
Depois, tomei o ônibus na rodoviária. Rodoviária é morada de saudade, inspira todo homem. E retornei para Vitória, mimado pelo balanço da viagem, meio entre dormindo e acordado, sem distinguir direito o que era sonho e o que era realidade. Tanto que saltei em Pombos.
- Professor, isso aí é Pombos.
- Desculpe, condutor, eu sou de Vitória - e reingressei no veículo, que mais parecia um edifício desfilando pela rodagem.
Sosígenes Bittencourt

8 comments:

Unknown said...

Gravatá é tudo isso que você falou,Sempre passei férias em Gravatá a cidade é realmente maravilhosa principamente o clima.

Sosígenes Bittencourt said...

Então, vamos a Gravatá.
Vamos morar em Gravatá. Principalmente, morrer em Gravatá.
Vamos comer fondue em Gravatá.
De chocolate, de queijo.
Beber um vinho em Gravatá.

Anonymous said...

Gravatá ficou ainda mais agradável com sua presença.Volte sempre e sinta essa maravilha de lugar cada vez mais.Um brinde à minha querida Gravatá.
Aninha Marques

Marilia said...

A única saudade que sinto do meu ex-marido é me hospedar em Gravatá. Ainda comprarei um casa lá. Bjs

Sosígenes Bittencourt said...

Se estar em Gravatá é um espetáculo, ao lado de um 'souvenir' do lugar, é ainda mais emocionante. Nunca mais deixarei de me sequestrar em Gravatá. Obrigado, Ana, pela insistência e pela cicerone que foi você!
E você, Marilia Bela, já imagino seus sonhos nos travesseiros refrescantes da patria dos gravatás.
Graças, Marilia Bela!
Graças, por sua estrela!

Unknown said...

Aceitarei seu convite, breve iremos disfrutar da quela cidade maravilhosaaaa.Bjs

Anônimo invisível said...

Bela cidade. Quantas saudades tenho... A primeira vez que visitei Gravatá, logo percebi: como é bom o ar de Gravatá.

Abraço e parabéns pela matéria escrita e vivida.

Sosígenes Bittencourt said...

Pelo visto, fretaremos um micro-ônibus para visitar Gravatá.
Não sabia que tinha discurso para Empresário de Turismo.