Thursday, February 25, 2010

Um animal em extinção

Às vezes, penso que gente educada é animal em extinção. Na cidade, há um poeta chamado Dilson Lira que, de tão educado, pede desculpas a quem lhe pisa no pé, porque o seu estava atrapalhando. E não é ficção, todos o sabem.
Observem por exemplo, essa de meu pai, septuagenário.
O telefone toca. É uma moça: - Alô! É do consultório de Dr. Estevam? Eu queria marcar uma consulta.
Meu pai: - É não, minha filha, é de uma residência. Desculpe, tá?
Já na semana passada, mataram uma jovem de 19 anos, de tiro, num bairro aqui da cidade, e o meu menino, de 12 anos, indagado sobre o fato, me respondeu: - Eu acho normal, papai.
Não preciso nem filosofar para deduzir que o meu pai é um animal em extinção, e que o meu filho já está adaptado à banalização da violência. Minhas sobrinhas já foram assaltadas, sob mira de revólver, porque meliantes queriam seus celulares. E isto aconteceu no centro da cidade.
Quando se referem ao poeta Dilson Lira, identificam-no como "Aquele velho que faz poesia".
E aqui seria bom repetir a reflexão de Vinicius de Moraes: "A esse mundo, só a poesia poderá salvar."
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Bittencourt,
Muito oportuno essa sua reflexão, ela apenas reflete uma sociedade sem identidade, que endeuza e transforma caras comuns em ídolos nacionais!

"Aquele abraço!"

A Matraca

Sosígenes Bittencourt said...

É, muitas vezes, a heroicização do medíocre, do malfeitor. Como se não tivéssemos figuras de valor, é a inversão dos valores.