Wednesday, July 28, 2010

FRAGMENTOS


JATINIEL, O BOM!
É incrível! O meu primo Jatiniel, evangélico, casado pela segunda vez, torcedor do Sport Club do Recife, deve ser um profundo conhecedor de futebol, ou adivinho, e não sabe. Entrou na Padaria Veneza, para comer uns bolinhos, e me disse que Maradona era um factóide, que o invocado treinador atraía as atenções para si, porque sabia que a Seleção Argentina não prestava. Baita de acerto. A selecinha de Maradona, como diria José Simões, tomou 4 da Alemanha e tchau pra los hermanos. Na cidade, não tinha quem dissesse o que o meu primo proferiu. Nesses dias, vou lá perguntar se ele dá palpite no Jogo do Bicho. Se eu descolar uma graninha, vou chamá-lo de Paul. Por enquanto, tratarei o nosso doméstico molusco por Jatiniel, o bom!
Previsível abraço!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, July 27, 2010

O que o homem pensa que é?

Na era da nanotecnologia, o homem pensa que é dono absoluto do próprio destino. Esquece que Isaías, 700 anos antes e Cristo, já falava na "redondeza da terra."
Depois de passar o dia inteirinho diante da mídia, vendo atos de corrupção, vandalismo e homicídios, descubro uma crônica muito bem escrita pelo pastor Manoel Malta, sob o título "Ensina-me os teus decretos". Refere que o homem, por mais que pense que sabe, ainda tem muito o que aprender. Diz que Deus está sempre na dianteira miraculosa, tanto no campo da ciência quanto no campo espiritual. E conclui: "Daí vem a necessidade premente de pedirmos: "Ensina-me os teus decretos". Esta súplica vem sendo feita há muito tempo por aqueles que reconhecem a supremacia do Criador dos céus e da terra. O mundo atual seria muito diferente se realmente aprendesse a obedecer os decretos do nosso Pai celestial. "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" é um decreto que se fosse obedecido na íntegra faria da humanidade um rebanho de almas limpas, cordatas e puras."
E aí, será que o homem está mesmo sabendo o que está fazendo, às voltas com tanta ciência, tanta tecnologia, e tão carente de sabedoria?
Humilde abraço!
Sosígenes Bittencourt

Quadro de Frases


Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo, nem dois grãos. A qualidade mais universal é a diversidade.
Michel de Montaigne

A Questão da Seleção

Para a Seleção, não adianta ganhar o mundo e não ganhar a Copa do Mundo. A Seleção de Dunga ganhava, mas só convencia os fanáticos. De repente, sai na frente e sofre uma derrota aparentemente boba. Quer dizer, venceu tudo e perdeu a Copa. Ninguém se ligou em que Dunga fora beque, um jogador de defesa. A Seleção era uma seleção defensiva. A sua obrigação primordial era não tomar gol. Só que tomou e não estava preparada para reagir. Não adiantava escalar Kaká e Luís Fabiano, se eles não eram a bola da vez. A Alemanha colocou os melhores do momento, tudo gente jovem, e fez mais bonito, não sendo campeã por um triz. Quando o técnico Vicente Feola chamou Pelé para a Seleção Brasileira, o Rei tinha 17 aninhos. Ninguém, no planeta, reconhece o futebol brasileiro como defensivo. Garrincha, Rivelino, Roberto Dinamite, Romário, Zico, etc, que o digam. Agora, com a contratação de Mano Menezes, recomeça a era do sistema ofensivo. Tomara que não estejamos saindo do 8 para o 80, ataque fulminante sem defesa. Contudo, essa seleção tem mais a nossa cara. Se o ataque funciona, dá pra tomar dois da Holanda. Sem tanta concentração e mistério, pois os holandeses foram para a praia paquerar e dar autógrafos, em cima do jogo. Segundo o roupeiro do Botafogo, Neném Prancha, se concentração ganhasse jogo, o time da penitenciária seria campeão. Antes da depressão da Copa do Mundo, o Santos vinha fazendo 3 gols por partida. Se, na Seleção, esse ataque funciona, com uma defesa lúcida, sem os Felipe Melo da vida, estaremos caminhando para um novo e mais eficiente padrão de jogo e, consequentemente, vislumbrando um final mais feliz.
Verdamarelo abraço!
Sosígenes Bittencourt

Seleção de Mano Menezes


Goleiros
Renan - Avaí
Jefferson - Botafogo
Victor - Grêmio
Laterais
Rafael - Manchester United
Marcelo - Real Madrid
André Santos - Fenerbahçe
Daniel Alves - Barcelona
Zagueiros
David Luiz - Benfica
Henrique - Racing Santander
Réver - Atlético-MG
Thiago Silva - Milan
Meias
Ederson - Lyon
Carlos Eduardo - Hoffenheim
Hernanes - São Paulo
Sandro - Internacional
Paulo Henrique Ganso - Santos
Lucas - Liverpool
Jucilei - Corinthians
Ramires - Benfica
Atacantes
Robinho - Santos
Neymar - Santos
Alexandre Pato - Milan
André - Santos
Diego Tardelli - Atlético-MG

Monday, July 26, 2010

Fala, Vitória

Violência por aqui, você vê
Mulher, em Vitória de Santo Antão, é saco de pancada. O que a macacada bate nesse animal não está no gibi. Cadê a Lei Maria da Penha? Parece que a Lei só serviu pra botar alguns agressores na cadeia, não serviu para conter a violência. O pior são as ameaças: "Se você der parte de mim, quando eu sair, lhe mato." E também tem aquelas que abrem da parada: "Ah! se for para prender meu marido, eu não assino." Fica difícil. A polícia fica com a cara mexendo. O meu avô dizia que "mulher não casa com carrapato, porque não sabe quem o macho nem a fêmea." Já minha avó, repetia que "tem mulher que pensa que em toda calça que atravessa a rua vai um homem dentro."
Espancado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Saturday, July 24, 2010

Eneacampeão!

Bem que o Brasil poderia se chamar de "País do Voleibol". Pois, enquanto somos hexacampeões com os pés, somos eneacampeões com as mãos. E muita gente nem sabe que 9 vezes campeão é eneacampeão. Ontem, a Rússia, nem de foice e martelo, poderia nos dobrar. O time, sob a batuta de Bernardinho, além de bater a Rússia na final, ultrapassou a Itália em títulos e agora é o tampa de Crush da Liga. Danado é que o espetáculo foi logo em Córdoba, Argentina. Vencemos a Rússia por 3 sets a 1, assim distribuídos (25-22, 25-22, 16-25 e 25-23), que ninguém era besta, ceder o empate para ir ao tie-break. Fôssemos loucos por vôlei, como somos por futebol, teríamos um feriado na pátria de Zé Carioca.
Sosígenes Bittencourt

Quadro de Frases


Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber, em sorte, uma boa esposa, sereis felizes. Se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens.
Sócrates

Thursday, July 22, 2010

O sábio e a paciência

Conta, a lenda, que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Numa tarde, um homem, conhecido por sua total falta de escrúpulos, veio desafiar o mestre.
E o homem não poupou insultos, gritou tantas ofensas. O sábio permaneceu impassível. No final da tarde, já exausto e humilhado, deu-se por vencido. Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele suportar tanta indignidade. O mestre perguntou:- Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente? A quem tentou entregá-lo, disse um aluno.O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os conduzia.
A sua paz interior e seu equilíbrio emocional dependem exclusivamente de você. Ninguém pode lhe tirar. Só se você permitir.

Realmente, o ódio é de quem o possui, assim como a paz é de quem a tem. Costumo dizer que sou preguiçoso para odiar. Porque odiar dá muito trabalho. Ademais, quem seleciona suas ocupações, não se gasta em odiar. Odiar é um péssimo investimento. E se eu não consigo guardar dinheiro, por que guardaria ódio? Aliás, tem detalhe. Ninguém é rico pelo que tem, nem pobre pelo que não tem, mas pela noção que tem do que tem. Senão um rico jamais se suicidaria, nem haveria lavadeiras felizes.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, July 21, 2010

Greve dos servidores do Ministério do Trabalho

Já faz mais de cem dias que dura a greve dos servidores do Minstério do Trabalho. É caso sério, porque é greve, não é trabalho, logo no ministério. Depois, não me venham dizer que os servidores do Ministério do Trabalho não servem para trabalhar. Eles querem Plano de Cargos e Carreiras, não querem abandonar os cargos e sair nas carreiras. Também reivindicam melhores condições de trabalho, porque são trabalhadores do Ministério do Trabalho. Ninguém entende mais de direito de trabalhador do que servidor do Ministério do Trabalho. Não interessa se os chamam de "servidores", o que querem é trabalhar, sem essa de ter de reivindicar. Greve de cem dias? Quando a paralisação irá parar? Se o Ministério do Trabalho não trabalha, quem mais quererá trabalhar?
Paralisado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Brasil é o 12º mais feliz

Dizem que dinheiro traz felicidade. A paz social, saúde, educação. Então, o Brasil deve ser o 12º país mais feliz do mundo por outros motivos. Primeiro, porque dinheiro, sem paz, não traz felicidade nem a quem tem. Depois, porque uma mulher assassinada a cada 2 horas não tem graça nem deve fazer ninguém feliz. Se bem que a mulherada lota as ruas para aplaudir músicas como Lapada na Rachada, que é uma verbal carnificina contra o órgão genital das meninas. Devem ter feito confusão com o número 12. O Brasil também é o 12° lugar em assassinato contra mulher. A menos que cinismo seja sinônimo de felicidade.
Cínico abraço!
Sosígenes Bittencourt

Quadro de Frases


Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã, ainda hoje plantaria uma árvore.
Martin Luther King

Tuesday, July 20, 2010

Câncer

Quarto signo astrológico do zodíaco, seu símbolo é um caranguejo. Forma com Escorpião e Peixes a triplicidade dos signos da Água. Com pequenas variações nas datas, dependendo do ano, os cancerianos são as pessoas nascidas entre 21 de Junho e 21 de Julho.
Palavras chaves que definem o Canceriano: Simpático, Sensível, Artístico, Tímido, Impaciente, Indolente.
Elemento: Seu Signo é do Elemento Água. Este é o Elemento da emotividade e sentimento. Ele amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento à comunicação do Ar. Utilizado de forma controlada, dá sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentalismo exagerado, pieguice, histeria emocional, descontrole e confusão.
Nascidos sob o signo de Câncer
Ana Paula Arósio, Machado de Assis, Gisele Bündchen, Myke Tyson, Santos Dumont, Dercy Gonçalves, Lampião, Dalai Lama, Nelson Mandela, Princesa Diana.

Socorro da Previdência para flagelados

Desde quinta-feira (15/07), os beneficiários da Previdência Social, que viram o dilúvio em qualquer um dos 27 municípios de Alagoas e Pernambuco, já estão requerendo o adiantamento de uma renda mensal. É empréstimo rápido, sem burocracia, sem ônus, realizado na agência bancária onde o sobrevivente recebe o benefício. Basta dizer "eu quero", com a caneta na mão, ou o polegar estendido. O resto é com a boa vontade do atendente.
Impõe-se uma advertência. Que não se escanchem nesse empréstimo os bêbados, usando-o como elixir para dor de cotovelo. Empréstimos generosos como esse são para quem tem juízo. Para tirar o pé do atoleiro. É preciso priorizar. Quem pega em dinheiro com o cérebro, com a lógica implacável dos números, tira proveito. Quem pega em dinheiro com o coração, geralmente anda lascado. O comprador compulsivo é um exemplo. Tudo que vê, quer, sem saber o que vê. É como se você estivesse de pé no chão e comprasse um tênis no valor de um salário mínimo.
Racional abraço!
Sosígenes Bittencourt

Monday, July 19, 2010

E-mail e vírus

Os depoimentos desencontrados sobre a morte de Eliza Samudio podem conter mentiras no intuito de confundir as investigações. Contudo, um spam que circula por e-mail trazendo a falsa notícia de que o corpo de Eliza está numa geladeira é mentira comprovada. Nem Eliza está congelada nem trata-se de notícia, é um vírus para botar o seu computador no gelo. Pior, não é vandalismo, é tentativa de assalto. Esse tipo de ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador na realidade querem roubar informações financeiras de suas vítimas.
Vá ver que esses psicopatas metem o pau em corrupção e condenam Bruno pelo assassinato de Eliza. São tão perigosos e imorais quanto. É o que podemos chamar de traço característico de nossa cultura: o mau-caratismo. É preciso o rigor da lei, botar o Direito Digital pra funcionar, pelo mal planetário que esses larápios cometem. Olho no lance!
Virulento abraço!
Sosígenes Bittencourt

Saturday, July 17, 2010

19 de Julho de 2010

Faz 55 anos que fui dado à luz. Desde então, inspiro o ar e me inspiro com a luz.
Sosígenes Bittencourt

Friday, July 16, 2010

Da enchente para um lar

Esta senhora chega está reluzente de alegria. Diz que é dona Inácia, recicladora, 44 primaveras, ex-moradora do Areal, que veio na cheia do Tapacurá. Pois, é. Ganhou uma casinha nova, em lugar seguro, em Vitória de Santo Antão. Foi contemplada, rapidamente, sem buRRocracia, entre os 13 primeiros felizardos, na cidade da heroína Mariana Amália, da refrega das Tabocas e do ficcionsta Osman Lins. Foi do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que vai construir mil e duzentas. Olha, que beleza! Não tem alma solidária que não se compadeça desses andarilhos sociais. Haja vista o horror de agasalhos arrecadados, de faltar flagelado pra tanta doação. Tomara que não vendam os imóveis e retornem pra beira do rio. Tomara que conservem as casinhas, erguidas para o sossego geral. Não as transformem em pardieiros. O Tapacurá já foi um rio. Deu até peixe. Hoje, nem caramujo, dá. É bom proibir moradia às suas margens, replantar a flora nativa, tirar o lixo e enxaguar.
Sossegado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Thursday, July 15, 2010

Um cafezinho por um celular

Fui tomar um cafezinho na padaria, roubaram o meu celular. Foi no entra e sai de um minuto. Só enquanto dei as costas para passar uma aguinha nas mãos. Olhei em volta, todos debruçados sobre os seus pratos, fazendo refeição. Nem olharam para mim. E não era uma padaria qualquer. Nem foi numa ponta de rua. Coisa chic, no centro da cidade, frequentada por gente que aparenta ser tudo. Dos que levantam o vidro do carro para dizer que tem ar-condicionado; dos que apertam a barriga para dar escova no cabelo, ir ao baile. Estivesse bêbado num cabaré, diziam que a culpa foi da vítima. Como estava numa padaria, a culpa deve ter sido do cafezinho. Pobres de nós, infames ladrões. Mas, faz parte de nossa cultura. Cultura não é só o acervo de conhecimentos de um povo, suas instituições, seu progresso, maus hábitos também. O mau-caratismo é símbolo nacional. Não dar a vez aos idosos, pequenos furtos, caluniar. Imagine se lhes dão o poder. Daí, a célebre assertiva: "Queres conhecer o vilão? Ponha-lhe o poder na mão." Quer dizer, aquele que chama político de corrupto, corrupto seria se político fosse. E ainda põem a culpa no poder. O poder quem faz é o homem. Não é o poder que faz o homem. Na raiz, há um traço já característico de nossa cultura: a falta de educação. Isso se tornou corriqueiro depois da desconstrução da família nuclear. A mulher longe da cria, e a meninada solta. Portanto, a única diferença entre o cidadão que fura uma fila e o político que desvia verba é o status. Quem rouba um tostão também é ladrão, e não rouba um milhão porque chance não tem. É Fácil de compreender. Chamar político de corrupto é uma velha mania de ver defeito só no outro sem enxergar o próprio nariz.
Mal-educado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, July 13, 2010

Fragmentos - Retrospectiva

*Em São Lourenço da Mata, uma empreiteira joga ossos humanos na via pública. O povo, revoltado, faz a caveira do prefeito. São os ossos do ofício.
*O alcoólatra sempre inventa um motivo para beber. Um bebeu para comemorar a resolução de ingressar no A. A.
*Haja doador de bom rim para salvar portador de rim ruim no Nordeste.
*O sertanejo prefere morrer de sede no Sertão a pagar conta d’água na Zona da Mata.
*A Funai nem liga para as reclamações da tribo Pataxó Hã-hã-hãe. Nem nem nem.
(Junho - 1988)

*Os iranianos passam 40 dias de luto, esmurrando o peito e dando tapa na cara, pela morte de Khomeini. (Eles merecem.)
*Com o novo aumento do cigarro, como fumar se-me-dão, se não me dão?
*Aproxima-se o São João. É preciso espigar-se todo para enxergar uma espiga de milho. Milhas de terra dariam milho aos milhares, enquanto a fome campeia em milhões de vísceras.
(Junho - 1989)
Sosígenes Bittencourt

Sunday, July 11, 2010

Lenga-lenga no Orkut sobre Redes Sociais e Interatividade


I
Tudo é possível neste ciberuniverso. Observe-se, por exemlo, o que ocorreu com a imagem do OGRO, transformada em Shrek. Na "iconofagia", o monstro verde, insano, disforme, antropófago, que emergiu dos infernos e habita as florestas, é DEVORADO por uma nova versão. A de um ente dócil, brincalhão, terno, que, ao invés de provocar terror, repulsa, mexe com os sentimentos, despertando ternura, afetividade. A humanidade ficou estupefata diante da reconstrução do mito, dando-lhe Oscar e superlotando as salas de cinema de todo o mundo. Foi o cúmulo da sedução. Difícil calcular dimensões para este cibermundo, prever limites. A internet trouxe o céu para nossas algibeiras, transformando-nos em cibernautas, disponibilizou toda sabedoria da história do homem a dois palmos do nariz, é o resumo do passado e a grande incógnita sobre o futuro.
Ciberabraço!
II
Na realidade, estamos debruçados sobre palavras que recebem o prefixo "inter", que significa "entre". Portanto, INTERAGIR significa "agir entre", "agir mutuamente", podendo ser entre dois ou mais entes comunicantes. Contudo, interatuar não significa "concordar", no sentido de troca de informações, reciprocidade. Interatividade, sendo "atividade entre", pode determinar uma troca de informações discordantes, que, em síntese, resulte na equação de determinada questão pela percepção tridimensional do objeto. Portanto, a INTERAÇÃO pode apontar a DIREÇÃO. Nesse mister, a internet cumpre um papel pedagógico essencial, como imprescindível ferramenta, na INTERATIVIDADE em nível planetário. A quem servirá? As intenções e a competência dirão. A interatividade nem sempre é benemérita, como sugere a palavra, depende dos resultados e consequências.
Interabraço
Sosígenes Bittencourt

BRUNO versus ELIZA

Bruno é um gato saltando sobre uma bola, mas um leão sobre sua presa.
Elisa era uma graça erótica, mas uma peregrina da desgraça.
Bruno ganhava 200 mil reais para pegar bola, e Eliza, 200 reais para dar bola.
Bruno deve ser rubro-negro, Eliza ficou rubra e negra.
Bruno e Eliza só eram iguais na auri sacra fames (sede amaldiçoada pelo ouro).
Bruno engravidou Eliza e Eliza engravidou de Bruno, para a gravidade de ambos.
Bruno era sedento por carne humana, Eliza foi sua carniça.
Bruno não cria na Justiça, esqueceu a mídia.
Bruno era livre como o Maracanã, anda numa cela.
Bruno seria sádico, Eliza, masoquista, diria a Psicologia.
Bruno fez-se assassino, Eliza prestou-se ao crime, diria a Vitimologia.
Bruno ganhava dinheiro que não cabia no seu cérebro, Eliza não tinha cabeça.
Bruno sonha com Eliza, Eliza é um sonho.
Neném triturou Eliza, enfant terrible.
Nesse momento, há Elizas dormindo com os seus Brunos assassinos.
The End
Sosígenes Bittencourt

Friday, July 09, 2010

Espanha 1, Holanda 0

Não, eu não diria que a voz do POLVO é a voz de Deus. Aninha Marques, o meu "souvenir" de Gravatá (permitam-me a graça do possessivo) me condenaria pela blasfêmia. Mas, não foi tão difícil prever. Não precisava ser o Oráculo de Delphos, nem Tirésias, o adivinho cego de Tebas. Embora a parada haja sido acochada, a pátria das touradas e faenas estava com a bola toda. Fez poucos gols na Copa, mas soube distribuir direitinho. Um para cada vitória e tchau pro touro. Só para nos consolar, o dia 13 de julho é uma data importantíssima para o futebol brasileiro. Faz 60 anos que o Brasil, na Copa de 50, abateu os espanhóis por 6 a 1. E também é bom lembrar que o Olé nasceu no México, em 1958, quando o Botafogo empatou com o River Plate, por 1 a 1, e Garrincha desmoralizou Frederico Vairo, o então maior beque central do mundo.
Ibérico abraço!
Sosígenes Bittencourt

Dificuldade da Compesa

A Compesa avisa que não vai cobrar conta d'água das populações atingidas pelas enchentes.

Como cobrar conta d'água de usuário cuja casa foi na enxurrada com a pia?
Como conferir consumo d'água, se o hidrômetro encontra-se desaparecido?
Como receber conta d'água de ex-usuário, afogado no dilúvio de lama do rio?
Como tirar conta d'água em endereços submersos e ruas que mudaram de rumo?
Como tirar consumo, se tudo sumiu?
Sosígenes Bittencourt

Lenga-lenga no Orkut sobre preconceito contra nordestino

Parece até que São Paulo e Rio de Janeiro não têm favela, gente morando feito rato em subterrâneos, cracolândias, polícia atropelando bandido, penitenciárias regurgitando de criminosos, políticos salafrários e corruptos, poluição, enchentes, etc. Parece até que o nordeste não acudiu os flagelados do gigantesco desabamento no Rio, que soterrou famílias inteiras sob uma montanha de lixo. Parece até que grandes empresas não estão migrando para o nordeste, em busca de mercado consumidor e sossego. Ah! me dê licença, isso aqui é tudo uma joça só. Haja vista os puros sangues sulistas nas veias das Suzanes von Richtofen, Casal Nardoni, Brunos e Elizas Samudios da vida. Onde, nesse país, o executivo não julga pelo judiciário e legisla pelo legislativo, numa demonstração de deslavada DEMOCRADURA? Ah! me dê licença!
Caótico abraço!

Favela é efeito de mão de obra desassistida. No Recife, há favelas se formando dentro de Boa Viagem, inclusive já avançando em direção ao Shopping Center. Por quê? Porque aqueles que trabalharam e proliferaram sem assistência, se aninharam ali mesmo, ora escalaram os morros, ou se encarapitaram sobre os mangues. As favelas do Rio não são diferentes. São provenientes de trabalhadores nordestinos e cariocas que ergueram a cidade de concreto e não tiveram direito de morar com dignidade. É tal e qual a música de Zé Geraldo: "Tá vendo aquele edifício, moço? ajudei a levantar."Quer dizer, as favelas do Rio são menos pela migração nordestina do que pela recepção sudestina. Quanto à violência desencadeada, é fruto da humilhação. E, aqui, eu aproveitaria para citar Georges Bernanos: "Os verdadeiros inimigos da sociedade não são os que ela explora ou tiraniza, são os que ela humilha. "Mas, o que dizer das gangues de assassinos das torcidas rivais? São nordestinos? E os magnatas do tráfico de drogas que disputam os morros? São nordestinos? E os policiais que fuzilam inocentes nas favelas? São nordestinos? Quem discrimina mais? Sulista, ou Nordestino? E discriminação é o quê? Sinônimo de Educação, Elegância? Ah! isso aqui já está misturado demais, é tudo uma coisa só. E falam tanto do nosso matuto e do nosso forró. Que tal passar uma madrugada ouvindo aquelas duplas caipiras que cantam gemendo e se mordendo, que nem bacurinho na ponta da faca?
Acanalhado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Thursday, July 08, 2010

Quadro de Frases


A natureza é implacável e se vingará completamente da violação de suas leis.
Mahatma Gandhi

Wednesday, July 07, 2010

Caso Bruno, Eliza Samudio

Dinheiro é faca de dois gumes. Tanto dá, como tira. Deu a Bruno o direito de abusar de Eliza. Deu a Eliza o direito de abusar de Bruno. Faca vazada, o dinheiro de Bruno deu-lhe Eliza e tirou-lhe Eliza. Há pessoas que, se não tivessem tido dinheiro, estariam vivas. Há pessoas que, se não tivessem tido dinheiro, estariam livres. Bruno não manda no seu dinheiro, é escravo dele. Porque trabalha pra ele, que é um algoz miserável. Ninguém é rico pelo que tem, nem pobre pelo que não tem, mas pela noção que tem do que tem. Dinheiro é bom quando soma. Quando subtrai amizade, carinho, liberdade, é uma desgraça. Se Eliza estiver morta e Bruno for culpado, o dinheiro de Bruno é o que subtrai. Tira a vida de um e a liberdade do outro. Quer dizer, não é administrado por Bruno, serve de manicaca pro Satanás.
Condenado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Espanha 1, Alemanha 0

O que me impressionou nesse jogo foi o grau de civilização dos povos envolvidos na peleja. A primeira falta ocorreu aos 26 minutos do primeiro tempo. Ninguém perdeu a cabeça, jogando na bola e respeitando o adversário. Quanto ao desenho da partida, acho apenas que a Alemanha foi excessivamente cautelosa, pouco ousada, possibilitando um quase que total domínio por parte do esquadrão espanhol. Contudo, foi melhor para nós, porque não correremos o risco de ter mais um tetra nos nossos calos.
Verdamarelo abraço!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, July 06, 2010

Holanda 3, Uruguai 2

Foi inútil torcer pelo Uruguai. Ele tentou dar um ferrolho no carrossel holandês, para jogar de contra-ataque, mas não teve pique pra isso. Aliás, o futebol sul-americano mostrou-se sem fôlego para emparelhar com os europeus. Agora, sim, são todos europeus e de uma mesma escola de jogar futebol. Também concordo em não torcer pela Alemanha, pois seria um outro tetra em nossos calos. Ainda bem que a Itália teve uma participação TÉTRICA nesse campeonato. Não vá a Espanha pensar que é saborear uma PAELLA, nem a Holanda pensar que é uma rodada no cavalinho.
Mediterrâneo abraço!
Sosígenes Bittencourt

Monday, July 05, 2010

A musa por trás do pirulito

A musa por trás do pirulito, dulcíssima, posto que jovem e simpatissíssima, chama-se Rita. Ao conhecer minha revista eletrônica, agrada-se, deita elogio e, curiosa, me indaga sobre quem sou. Por tudo, presidindo o meu estro, antes me alegra que me irRita. Respostas sobre quem se é, geralmente, descamba para a filosofia. Noblesse oblige (a nobreza obriga), eis-me a responder.
Apesar de ser formado em Letras e me chamarem de professor, procuro ensinar a ESTUDAR Português. Apesar de confundido com advogado, médico, filósofo, poeta e político (humrrum...) me considero um CONVERSÓLOGO, ou seja, formado numa matéria que ainda não existe na Universidade: CONVERSOLOGIA. Portanto, sou um advogado sem causa, um médico sem paciente, um político sem direito a falcatrua, mas um poeta na alma e um escritor publicado em blog. Porém, quando me confundem com um psicólogo, arvoro-me em filósofo. Porque o psicólogo tenta entender de problemas comportamentais, e o filósofo busca um sentido para a vida. Não sou religioso, mas Deus me livre que Deus não exista. Preciso CRER para não achar que a vida esbarra na morte. Creio que há dias de e dias sem FÉ, que os considero como amargos dias de FEL. Também acredito que cada homem crê na medida de sua . No mais, recorra ao meu blog e saberá mais quem sou.
Enconfeitado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Quadro de Frases


Acabar com a escravidão não nos basta; é preciso destruir a obra da escravidão.
Joaquim Nabuco

Saturday, July 03, 2010

Dunga

Diz pro Dunga que quem gosta de anão é Branca de Neve. Armando Nogueira disse, certa vez, que "os times jogavam melhor quando os treinadores dormiam." Pegando carona, deveriam ter contratado Soneca, embora Armando não tenha se referido ao anão do conto.
Sosígenes Bittencourt

Friday, July 02, 2010

Que vergonha!

Como disse, certa vez, Dr. Aloísio Xavier: "A Argentina não é a dona do mar, a Argentina é do Maradona." E nisso há muita diferença. Pegando carona, podemos dizer que os sul-americanos precisam voltar o nariz para suas republiquetas aparentemente TUDO. Porque são nações que vivem de aparências, tentando driblar as atenções. Capitalismos corruptos e tumorais são estátuas de sal petrificadas na contemplação do passado. Que vergonha!
Sosígenes Bittencourt

Thursday, July 01, 2010

O que nos resta?

A única coisa que sabemos fazer
não estamos sabendo fazer, que é jogar futebol.
Sosígenes Bittencourt