Friday, July 09, 2010

Lenga-lenga no Orkut sobre preconceito contra nordestino

Parece até que São Paulo e Rio de Janeiro não têm favela, gente morando feito rato em subterrâneos, cracolândias, polícia atropelando bandido, penitenciárias regurgitando de criminosos, políticos salafrários e corruptos, poluição, enchentes, etc. Parece até que o nordeste não acudiu os flagelados do gigantesco desabamento no Rio, que soterrou famílias inteiras sob uma montanha de lixo. Parece até que grandes empresas não estão migrando para o nordeste, em busca de mercado consumidor e sossego. Ah! me dê licença, isso aqui é tudo uma joça só. Haja vista os puros sangues sulistas nas veias das Suzanes von Richtofen, Casal Nardoni, Brunos e Elizas Samudios da vida. Onde, nesse país, o executivo não julga pelo judiciário e legisla pelo legislativo, numa demonstração de deslavada DEMOCRADURA? Ah! me dê licença!
Caótico abraço!

Favela é efeito de mão de obra desassistida. No Recife, há favelas se formando dentro de Boa Viagem, inclusive já avançando em direção ao Shopping Center. Por quê? Porque aqueles que trabalharam e proliferaram sem assistência, se aninharam ali mesmo, ora escalaram os morros, ou se encarapitaram sobre os mangues. As favelas do Rio não são diferentes. São provenientes de trabalhadores nordestinos e cariocas que ergueram a cidade de concreto e não tiveram direito de morar com dignidade. É tal e qual a música de Zé Geraldo: "Tá vendo aquele edifício, moço? ajudei a levantar."Quer dizer, as favelas do Rio são menos pela migração nordestina do que pela recepção sudestina. Quanto à violência desencadeada, é fruto da humilhação. E, aqui, eu aproveitaria para citar Georges Bernanos: "Os verdadeiros inimigos da sociedade não são os que ela explora ou tiraniza, são os que ela humilha. "Mas, o que dizer das gangues de assassinos das torcidas rivais? São nordestinos? E os magnatas do tráfico de drogas que disputam os morros? São nordestinos? E os policiais que fuzilam inocentes nas favelas? São nordestinos? Quem discrimina mais? Sulista, ou Nordestino? E discriminação é o quê? Sinônimo de Educação, Elegância? Ah! isso aqui já está misturado demais, é tudo uma coisa só. E falam tanto do nosso matuto e do nosso forró. Que tal passar uma madrugada ouvindo aquelas duplas caipiras que cantam gemendo e se mordendo, que nem bacurinho na ponta da faca?
Acanalhado abraço!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS said...

Não é de hoje que é notório o preconceito do "pessoal do sul/sudeste" contra nós nordestinos.
O nordeste, apesar de ter sido a primeira região no Brasil a ser povoada, sempre foi uma região menosprezada, isso sim.
O Nordeste já concentrou os mais baixos índices de pobreza e analfabetismo; terra onde todas as novidades, moda, tecnologia, só aportavam depois que passavam por Rio e São Paulo; região carente de representação e de voz a nível nacional.
Só que as coisas mudaram. E continuam mudando. Quem vê o nordeste como antigamente é que está ultrapassado. Nossa terra é riquíssima em talentos, em recursos naturais, em cultura, em acolhimento. O Nordeste é a bola da vez, com grande potencial para abrigar grandes investimentos. É lamentável e infundável este preconceito vindo das outras regiões, que partem dos nossos irmãos de nação.

Sosígenes Bittencourt said...

Daí, estarem migrando para cá. Se fomos nós que danificamos o Sul, o que vêm fazer aqui?