Friday, December 03, 2010

Ambição e Política

Não sei o que se passa no cérebro desses políticos de um modo geral. Insaciáveis, ainda arengam pelo poder, mesmo com suas vidas materialmente resolvidas, já de uma certa idade e a saúde em pandarecos. Dinheiro é bom quando soma, quando subtrai é péssimo. Você, quando tem um dinheirinho, tem amigos, quando entra na política, arruma inimigo que nunca viu. Dinheiro que destrói amizades, afasta da família, compromete a liberdade de ir e vir sossegado, é dinheiro que subtrai. Ambição é um sentimento positivo, porém, ao extremo, pode resultar em prejuízo. Quem não conhece a história do cão ambicioso. O cão vinha com um osso na boca quando se deparou com um lago. Ao reparar na água, o osso refletido era maior do que o que tinha na boca. Prontamente, largou o da boca e abocanhou o lago.
Ambicioso abraço!
Sosígenes Bittencourt

6 comments:

Anonymous said...

É muito nas mãos de poucos. E pouco nas mãos de muitos. Isso causa (a maior parte) dos problemas do mundo. Quem tem e retém, a igualdade não convém a ninguém. Comunista abraço.

Anonymous said...

Para entrar no jogo político, e criticar o processo, por que não participar do mesmo como candidato? O comunismo é a própria rebarba da falida administração dos COMPANHEIROS DA "FALIDA ILHA". CANDIDATE-SE comuna falido!!!

ricardo Cardoso said...

A pessoa que te chamou de "comuna falido", ainda não se deu conta de que você participa ativamente do processo político-social do país.
E tem mais, botando a cara na vitrine, se posicionando social e democráticamente. Diferentemente desse enrustido de pensamento retrógado, lugar comum de quem nunca foi própero no pensar.
Ricardo Cardoso

Sosígenes Bittencourt said...

Exatamente. Eu, na realidade, não sou candidato a cargo eletivo, sou candidato a eleitor. E me refiro a políticos que pensam em morar no poder, serem inquilinos de gabinete. Uma das pedras basilares da Democracia é a alternância de poder. Político, reeleito inúmeras vezes, fica viciado, autoritário e dana-se a cometer loucuras. Nem todo país tem um sistema transparente de governo nem um povo politizado como a Suécia.
Democrático abraço!

Anonymous said...

O artigo do professor me fez lembrar a célebre frase do político italiano Catão. Eis ela: Os ladrões de bens particulares passam a vida na prisão e acorrentados; aqueles de bens públicos, nas riquezas e nas honrarias. Grande abraço professor!

Sosígenes Bittencourt said...

Ladrões de bens públicos arengam entre si, mas se defendem em grupo. Como têm poder, se absolvem reciprocamente. Quando não praticam, são cúmplices. Ademais, no Brasil, o Executivo legisla pelo Legislativo e julga pelo Judiciário. Vivemos uma DEMOCRADURA. Ou seja, uma Ditadura travestida de Democracia.
Demagógico abraço!