Monday, March 31, 2014

Dia da Mentira

O cara que disser que nunca mentiu é mentira. E o que disser que odeia mentira é porque não quer ser enganado. Tem gente que, de tanto mentir, termina pensando que a mentira é verdade. Às vezes, também, a mentira não é propriamente uma mentira, é uma poesia, uma fábula, uma forma especial de falar a verdade. Nesse ofício, tem animal fabuloso de tanta criatividade.
Impõe cautela, no entanto, pensar que tudo é mentira. Minha mãe conta a história de um menino que vivia pedindo socorro na piscina, imitando um afogamento. No dia que estava morrendo afogado, ninguém ligou para o seu apelo.
Tem mentira contada tantas vezes que apaga da memória a verdade. Quando, um dia, alguém conta a verdade, ninguém acredita. "Duvido! Isso é mentira!"
Mas, a mentira serve, muitas vezes, para ajeitar a convivência. É a tal da hipocrisia. "Que menino lindo! A senhora não envelhece nunca! Eu te desejo muitos e muitos anos de vida! Como você está linda com esse vestido de chita!
Eu não sei se é verdade, mas contam que o Dia da Mentira começou com o Rei da França, Carlos IX, em 1564. Ele resolveu mudar o primeiro dia do ano, que era 1º de abril, para 1 de janeiro. Aí, no Dia da Mentira, o pessoal se danava a mandar presentes esquisitos e convidar gente pra festa que não iria acontecer. Tal como mandar uma chupeta para um ancião, ou convidar você para um aniversário e viajar para a praia.
A maior mentira que já se contou no Brasil foi dizer que a Revolução de 1964 foi no dia 31 de março, porque já era madrugada de 1 de abril.
Acredito que ninguém melhor para desmentir adulto do que criança. Daquela que tira o dedo da boca e diz: "Mainha disse que não gostava da senhora, não..." Daí, ter confeccionado uma frase: Se queres saber o que pensa teu vizinho, olha para a fisionomia das crianças.
Mas, vejamos algumas das mais célebres e corriqueiras mentiras:
1. Marido: Não é nada disso que você está pensando.
2. Esposa: Só te perdoo pelos nossos anos de casados.
3. Delegado: Tomaremos providências.
4. Aniversariante: Presente? Não precisava.
5. Bêbado: Sei perfeitamente o que estou fazendo.
6. Casal sem filhos: Venha sempre nos visitar. Adoramos suas crianças.
7. Advogado: Esse processo é rápido.
8. Ambulante: Qualquer coisa, volte aqui que a gente troca.
9. Dentista: Não vai doer nadinha.
10. Desiludida: Não quero mais saber de homem.
Mentiroso abraço!
Sosígenes Bittencourt

No comments: