Tuesday, March 25, 2014

Recordar é Viver



Madre Tarcísia
A vida é feita de tempo e daquilo que fazemos com o tempo que dispomos. O tempo é o tecido de nossas vidas. Portanto, recordar é estender o tecido de nossas vidas.
Esta era uma fotografia muitíssimo aguardada.
Fui recebido por Madre Tarcísia (Dalka Pitanga de Mesquita), no Colégio Nossa Senhora das Graças, por indicação do professor Pedro Moura. Fui ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Madre Tarcísia era uma religiosa sem perder a compreensão do humano, humana sem perder a fé na conversão do homem. Maleável como um rio que contorna os obstáculos. Por isso, tinha autoridade, servindo de lição ao autoritarismo. Autoritarismo é imposição, autoridade é convencimento. Autoritarismo gera rebeldia, autoridade gera obediência. Fui ensinar e terminei aprendendo.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

A primeira aparição de Nossa Senhora das Graças deu-se a Santa Catarina Labouré, uma noviça, no dia de São Vicente de Paulo, em Paris, aos 19 de julho. Contudo, a festa litúrgica a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças acontece no dia de sua segunda aparição a Santa Catarina Labouré, registrada em 27 de novembro de 1830. Estas aparições precedem às da Virgem Maria em Lourdes e em Fátima. Madre Tarcísia conhecia essa história e, melhor ainda, sobre a França, posto que era Madre Superiora e exímia professora de Geografia.

Sosígenes Bittencourt said...

Eu não sei o que foi mais gratificante, ser indicado por Pedro Moura, ou ser recebido por Madre Tarcísia. Mas, tudo conspirava em prol de minha paixão pelo magistério. Eu costumo dizer que, quando descobri que minha mãe era minha mãe, já sabia que ela era professora.
O Colégio Nossa Senhora das Graças parecia uma fantasia. Desfile de cisnes sobre um lago remanso, bailado multicolorido de borboletas, eflúvios florais à Hora do Ângelus, corredores silenciosos, freiras em concílio.
Um dia, eu entrei em casa bestinha, palpitando de curiosidade: - Mamãe! Mamãe! Eu vi a menina de Madre Tarcísia!