Saturday, April 11, 2015

O TAL DO DINHEIRO



Dinheiro é faca de dois gumes. Há quem use o dinheiro para destruir a própria vida. E ninguém é rico pelo que tem nem pobre pelo que não tem, mas pela noção que tem do que tem. Senão, não haveria milionários se suicidando e lavadeiras sorrindo.
Dinheiro só serve quando soma. Porque há dinheiro que subtrai, tira a esposa, os filhos, dissolve a família, expulsa os amigos do convívio. Geralmente, as pessoas que são infelizes porque não têm dinheiro, não têm noção do que é ter dinheiro. E as pessoas que invejam quem tem dinheiro, deveriam procurar saber se quem o tem, é feliz. O mundo melhorou por causa da injeção de dinheiro e progresso advindo, mas essa é uma mensuração objetiva. É preciso encarar que, numa mensuração subjetiva, o homem não tornou-se mais feliz.
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Quando vejo pessoas pobres roubando um acidentado terminal numa BR, sem socorrê-lo, penso que estão igualmente equivocados. O acidentado morre dentro de um automóvel de luxo, os miseráveis morrem igualmente no lixo. Ambos valorizam dinheiro, e o dinheiro, perante a morte, não serve para os dois. A morte é um expediente essencialmente democrático. O poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867) concluía: Eu sei que a dor é a única nobreza.

Sosígenes Bittencourt said...

A ambição, o egoísmo rondam o vil metal. Enfim, os pobres se preocupam com o que não têm, e os ricos se preocupam com o que têm. Relembremos, oportunamente, a obra de Cristo, registrando a diferença entre DIVIDIR e REPARTIR. Dividir é PARTIR. Repartir é DISTRIBUIR. Cristo não dividiu o pão, ele repartiu o pão.

Sosígenes Bittencourt said...

Melhor agir do que cobiçar, melhor acender um fósforo do que maldizer da escuridão. Geralmente, quem cobiça é coitadista, deseja, mas não tem atitude, sofre de preguiça. "O único lugar onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário", já dizia Albert Einstein.

Sosígenes Bittencourt said...

Alexandre, O Grande, pediu para ser sepultado pelos médicos, pediu que suas riquezas fossem atiradas no caminho do sepultamento e que o conduzissem com as mãos balançando fora do caixão. Por quê? Porque os médicos precisavam entender que não curam a morte, e todos reconhecerem que as riquezas ficam na terra e nós morremos com as mãos vazias como nascemos. Compreende?