Por incrível que pareça, um problema de cabeça pode ser de origem intestinal. O alerta é para quem possa confundir uma tristeza com um mal de fundo psíquico. Porque a tendência de quem está com uma preguiça danada e angústia na caixa dos peitos é procurar um médico de nervos. Segundo nos revela a médica pernambucana Diana Campos, homeopata e adepta da medicina ortomolecular, "o intestino afeta nossas emoções porque é nele que se dá a química da vida.” Sabidíssima, conta que os parasitas atrapalham a absorção correta de nutrientes, podendo comprometer a absorção de vitaminas do complexo B, enfraquecendo o cérebro e prejudicando a memorização e a concentração.
Ademais, é bom frisar que parasitose não é só doença de gente esfarrapada e sebosa, dá também em gente metida a besta, calçadinha e de cabelo penteado. Quem fuxica é a infectologista Vera Magalhães, cuja denúncia parece mais um xingamento. É que os vermes não estão apenas em água e terra contaminada. Verdura mal lavada e carne mal passada são um perigo. Os bichos podem estar num medalhão de filé e entrar, furtivamente, pela sala de visitas, terminando no esgoto do corpo humano.
Portanto, uma vontade de morrer sem separação conjugal, falta de dinheiro ou falecimento de ente querido, pode ser motivo para um exame parasitológico de fezes e não um divã de psicanalista.
Sosígenes Bittencourt
No comments:
Post a Comment