Tuesday, September 25, 2007

Calúnia, Injúria e Difamação



Há pessoas que, ingenuamente, metem o pau na vida dos outros, inventam mentira, pensando que é bobagem. Ledo engano, podem estar cometendo crime. Observem, por exemplo, de uma maneira prática e objetiva, como uma advogada e pedagoga leciona.
Calúnia, Injúria e Difamação estão inseridos no Cap. V do Título I da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, que trata “Dos Crimes Contra a Honra”.
O que eu entendo como conceito de
honra mediante pesquisas e consultas jurídicas?
Entendo que honra abrange tanto aspectos
objetivos, que poderiam ser representados pelo que terceiros pensam a respeito do sujeito - sua reputação, por exemplo - como aspectos subjetivos, que poderiam ser entendidos como o juízo que o indivíduo faz de si mesmo, exemplo: seu amor-próprio.
Envolve, portanto, atributos morais que tornam uma pessoa merecedora de apreço no convívio social.
Tais condutas, como caluniar (
art. 138), injuriar (art.139) ou difamar (art. 140) alguém, são consideradas como crimes que violam a honra.
O crime de
calúnia, consiste na imputação falsa a alguém, de um fato qualificado como crime. Então, levando para um exemplo bem simples: Se “A” disser que “B” roubou a carteira de alguém, sendo falsa essa alegação, estará cometendo crime de calúnia.
Já a
difamação ocorre quando um indivíduo atribui a outro fato ofensivo à sua reputação, não precisando ser definido como crime. Exemplo: Se “A” disser que “B” foi trabalhar bêbado estará afetando sua reputação.
Por outro lado, a
injúria consiste em atribuir a alguém qualidade negativa que ofenda sua dignidade. Assim, se “A” chamar “B” de ladrão estará cometendo o crime de injúria.
Perceba que, enquanto na calúnia “A” diz que “B” roubou a carteira, na injúria “A” o chama de ladrão. Na calúnia, pontua-se um
fato, enquanto na injúria se generaliza.
(Para tecer comentário ou formular pergunta, clique em "comments" abaixo da postagem, digitando seu e-mail e sua senha.)

3 comments:

Unknown said...

Deixo essa palavra para aqueles que vivem caluniando o seu próximo:
O que espalha a calúnia é um insensato.(Pv.10:18b).
A justiça da terra é falha, mas a justiça de DEUS...

Sosígenes Bittencourt said...

Mas, aquele que calunia também paga pela calúnia. Por isso, relembro a advertência bíblica, em Provérbios 21:23 - O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias.

Anonymous said...

"Pessoas inteligentes falam sobre idéias,
Pessoas normais falam sobre coisas,
Pessoas medíocres falam sobre pessoas... "