Friday, September 07, 2007

Eles mataram


No dia em que se comemora a Independência do Brasil, não dá para tratar de outro assunto senão o da guerra intestina por que passa nosso país. Portanto, veja o que dizia a revista Época em setembro de 2003, dados estatísticos e reflexões.
Estatística.
*O Brasil é o país com maior número de assassinatos em todo o mundo: um a cada 12 minutos, ou 45 mil ao ano.
* Com
8 milhões de armas de fogo, mais da metade dos homicídios é cometida por motivos fúteis e só ocorre porque alguém tem uma arma na mão.
* O matador e a vítima têm a mesma cara: homem, jovem e pobre.
* Menos de
10% dos assassinos são presos no Brasil.
Reflexões.
*Quando a família, a escola e o estado falham, a sociedade paga a conta.
*Os bolsões de miséria que emergiram no sul do Brasil, depois de duas décadas de migração e urbanização desordenada, hoje são bombas-relógio.
*Quando se arranca a humanidade do homem, a vida não vale nada.
*No livro
On Killing (Sobre matar), o americano Dave Grossman, tenente-coronel das Forças Armadas dos Estados Unidos, afirma que “só os animais têm o instinto de matar. Os homens só matam porque são treinados.”
*Como convencer um adolescente, bombardeado pelos
apelos do consumo, que é melhor trabalhar o dia inteiro para ganhar um salário mínimo no fim do mês que desfilar de carro, roupa de grife e ganhar 150 reais por semana, inicial de um olheiro no tráfico?
*O
mito do brasileiro cordial foi estilhaçado pelas balas da realidade.

(Para tecer comentários ou formular perguntas, clique em “
comments”, pondo seu e-mail e sua senha. Depois, tenham todos um feliz Dia da Pátria, boa sorte e um forte abraço.) Sosígenes Bittencourt

No comments: