Monday, September 17, 2007

Como pensam as mulheres






Uma neuropsiquiatra aponta as razões biológicas que tornam o cérebro feminino diferente do masculino.

A neuropsiquiatra americana Louann Brizendine percebeu na faculdade que precisava investigar a tão famosa curiosidade masculina - o que se passa na cabeça das mulheres? Reparou que poucos estudos consideravam as grandes variações hormonais sofridas pelas mulheres ao longo do mês. Seu livro, The Female Brain (Como as Mulheres Pensam, da Campus/Elsevier), lançado nos Estados Unidos em agosto, tornou-se um best-seller e foi traduzido em 18 idiomas. Em entrevista a ÉPOCA, de sua casa, em São Francisco, Brizendine afirmou que agora vai se dedicar a entender o cérebro dos homens.

ÉPOCA - O cérebro já é feminino ou masculino desde o nascimento?

Brizendine - O padrão cerebral de todo feto é feminino até a oitava semana de gestação. Depois disso, se o feto for masculino, seu cérebro sofrerá uma intensa inundação de testosterona, hormônio que começa a agir nos pequenos testículos do bebê e viaja até o cérebro pela corrente sanguínea. Esse banho de testosterona muda os circuitos do cérebro de femininos para masculinos.

ÉPOCA - Quais as diferenças entre os dois tipos de cérebro?

Brizendine - No cérebro masculino, a estrutura dedicada ao impulso sexual é duas vezes e meia maior que no feminimo. Nas mulheres, os circuitos ligados à audição e à linguagem têm 11% mais neurônios que nos homens e a estrutura Todos os estudos mostram que na média homens e mulheres têm quocientes de inteligência similares. Porém, o padrão de pensamento talvez seja diferente. O homem tem mais facilidade para pensar visualmente. As mulheres conseguem traduzir sentimentos em palavras com maior rapidez.

ÉPOCA - A senhora afirma que as mulheres usam cerca de 20 mil palavras por dia. E os homens só 7 mil. Qual é a razão?

Brizendine - O banho de testosterona durante a fase fetal diminui o tamanho de algumas estruturas no cérebro dos homens, como os centros de comunicação e emoção.

ÉPOCA - Por que as mulheres implicam com os homens quando eles não reparam no novo corte de cabelo?

Brizendine - As mulheres são muito interessadas em sua aparência física. Se o homem não repara, elas acham que não são amadas. Querem a aprovação masculina. É um instinto básico feminino.

ÉPOCA - Os hormônios desempenham um papel crucial no início do desenvolvimento do cérebro masculino. E na mulher?

Brizendine - O cérebro feminino é profundamente afetado pelos hormônios. Há indícios de que as mulheres têm duas vezes mais probabilidade de sofrer de depressão que os homens por causa das constantes alterações hormonais. Ao longo da vida, a mulher passa por várias fases hormonais, o que influencia em seus pensamentos, emoções e interesses.

ÉPOCA - Todo esse conhecimento sobre o cérebro feminino pode contribuir para a melhora dos relacionamentos?

Brizendine - O fato de perceberem que pensam de maneiras diferentes pode ajudar a diminuir conflitos.

(Para formular pergunta ou dar opinião, clique em "comments" abaixo da postagem, pondo seu e-mail e sua senha.)

7 comments:

Anonymous said...

O que a neuropsiquiatra Brizendine relata é que as mulheres são bem mais inteligentes que os homens. rsrsrs

jacy-ney said...

Amei essa postagem.
Como sempre, sua revista sempre rica em boas informções.
Abraço com carinho

Sosígenes Bittencourt said...

Aguardarei a conclusão do estudo da neuropsiquiatra sobre o cérebro masculino. Costumo dizer que a mulher é um animal melhor do que o homem.
Sinto-me linsonjeado em tê-las como leitoras do meu blog.

Unknown said...

Excelente postagem! Vou aguardar o estudo sobre o Cérebro masculino.
Sem sombra de dúvida: a mulher é um animal melhor do que o homem!

Um grande abraço

Sosígenes Bittencourt said...

A mulher é um animal mais religioso, mais caseiro, menos viciado, mais amoroso, mais familiar, por isso quase não mata. A mulher só não presta quando quer imitar o homem. Aliás, costumo dizer: se a mulher quer imitar o homem, porque não imita os melhores homens.

Miriã Sturari said...

Nossa adorei esses estudos...bom o homem é um ser quase irracional mas completamente útil para as necessidades de um ser superior...como nós mulheres.

Sosígenes Bittencourt said...

Pois é, Miriam. Não sei se você já lê minha revista há tempo, se já a conhece. Sou de uma cidade pernambucana chamada Vitória de Santo Antão, a 45 km de Recife. Para você conhecê-la, basta digitar "Sosígenes Bittencourt" ou "Fragmentos" e pronto. Desejaria saber de onde você é. Se você me enviar e-mail redigido, eu respondo. Felicidades!