Saturday, August 09, 2008

Dia dos pais



O Dia do Pai tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos
Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho.
Em Portugal é comemorado a 19 de Março.
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

7 comments:

Unknown said...

aproveitando esse espaço te desejo um feliz dia dos pais. um grande abraçooooooo.

Anonymous said...

À você toda positividade e saúde neste Dia dos Pais.

Unknown said...

Colocar filhos no mundo, é muito fácil. Ser "PAI", é outra história... Antes de assumir o filho, assuma a mulher que fez o filho com você!!!

Anonymous said...

Antônio Abujamra disse:"Na medida em que os filhos crescem, descobrimos que ser pai é dominar a arte de ser desnecessário."

Sosígenes Bittencourt said...

Seria ideal que todo pai merecesse um presente do seu filho.

Unknown said...

Quando o PAI o reconhece bem que meresse.

Sosígenes Bittencourt said...

Na família monoparental, onde a mãe é "pai e mãe", já a chamaram de PÃE.