Thursday, August 28, 2008

Pedagogia da safadeza



Na realidade, no Brasil há duas Constituições, como bem explanou o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, em abril de 1997, quando meninos atearam fogo no índio Galdino em Brasília. Dizia que "paralelamente à Constituição do país, e às vezes contra ela, existem subconstituições não escritas que regulam as relações internas dos diversos grupos sociais." Ou seja, aquilo que é condenado na Constituição, não seria na constituição mental do grupo. Por exemplo, gente pobre roubar não pode, prevalece a Constituição redigida, mas político roubar pode, prevalece a subconstituição não escrita ou mental. Só que tem detalhe. Maquiavel dizia que "O mau exemplo dos governos termina sendo imitado pelos governados." Por isso, tem muita gente roubando por imitação. É a pedagogia da safadeza.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Será que isso tem haver com o fato dos vereadores da Vitória terem dado aumento de salário para si próprio fora do prtaso legal e achar que tudo esta muito bem?

Sosígenes Bittencourt said...

Incluem-se no contexto. O que fazem vereadores para ensacarem tanta grana, com tanta gente que dá um murro danado e está passando necessidade?